Ouvindo...

Trump anuncia tarifa ‘considerável’ para a importação de semicondutores

Medida atinge fabricantes estrangeiros e pode estimular produção nos EUA

Donald Trump a esquerda e Robert F. Kennedy Jr a direita

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país estabelecerá em breve uma tarifa para a importação de semicondutores. O valor não foi detalhado, mas ele classificou a medida como “considerável”. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (4).

Durante jantar na Casa Branca com executivos do setor de tecnologia, Trump afirmou que empresas que produzirem chips em território americano não precisarão pagar a tarifa.

Nos últimos meses, companhias como Apple e Micron Technology anunciaram investimentos bilionários em fábricas no país. O governo americano também vem impondo restrições a exportações para a China, em meio à disputa global pelo controle da indústria de semicondutores.

Trump já havia sinalizado anteriormente a possibilidade de aplicar uma taxa de até 100% sobre chips importados. O tema também está em discussão na Suprema Corte, após decisões judiciais que questionam o poder do presidente de impor tarifas de forma generalizada.

Com agências

(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas