Trump anuncia tarifa ‘considerável’ para a importação de semicondutores

Medida atinge fabricantes estrangeiros e pode estimular produção nos EUA

Donald Trump a esquerda e Robert F. Kennedy Jr a direita

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país estabelecerá em breve uma tarifa para a importação de semicondutores. O valor não foi detalhado, mas ele classificou a medida como “considerável”. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (4).

Durante jantar na Casa Branca com executivos do setor de tecnologia, Trump afirmou que empresas que produzirem chips em território americano não precisarão pagar a tarifa.

Nos últimos meses, companhias como Apple e Micron Technology anunciaram investimentos bilionários em fábricas no país. O governo americano também vem impondo restrições a exportações para a China, em meio à disputa global pelo controle da indústria de semicondutores.

Trump já havia sinalizado anteriormente a possibilidade de aplicar uma taxa de até 100% sobre chips importados. O tema também está em discussão na Suprema Corte, após decisões judiciais que questionam o poder do presidente de impor tarifas de forma generalizada.

Com agências

(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...