Trump diz que Chicago é ‘a cidade mais perigosa do mundo’ e ameaça intervenção federal

Declaração acontece horas antes de anúncio a respeito do Departamento de Defesa, que deve ser na tarde desta terça-feira (2)

Donald Trump ameaça intervir em cidades governadas por democratas

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, classificou nesta terça-feira (2) a cidade de Chicago, em Illinois, como “a pior e mais perigosa cidade do mundo”. O republicano ainda ameaçou repetir a operação feita em Washington, mobilizando agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE), a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) e a Guarda Nacional para uma intervenção federal.

“Pelo menos 54 pessoas foram baleadas em Chicago no fim de semana, e oito foram mortas. Os dois últimos fins de semana foram semelhantes. Chicago é, de longe, a pior e mais perigosa cidade do mundo. [O governador JB] Pritzker precisa urgentemente de ajuda, mas ele ainda não sabe. Resolverei o problema da criminalidade rapidamente, assim como fiz em Washington, DC. Chicago estará segura novamente, e em breve”, declarou Trump nas redes sociais.

Leia também

Trump tem ameaçado enviar milhares de militares a redutos democratas assim como fez em Washington. O republicano critica constantemente essas zonas, dizendo que as cidades estão dominadas pela violência e por imigrantes ilegais.

Prefeito e governador reagem

O prefeito de Chicago, Brandon Johnson, por sua vez, assinou nesse sábado (30) um decreto instruindo a polícia da cidade a não cooperar com os agentes federais. “Podemos ver uma repressão militarizada da imigração. Podemos também ver tropas da Guarda Nacional. Podemos até ver militares da ativa e veículos armados nas nossas ruas. Não pedimos por isso. Nosso povo não pediu por isso, mas, ainda assim, nos vemos obrigados a responder”, disse ao assinar o documento.

O governador do estado de Illinois, JB Pritzker, também reagiu. Ele afirmou nesse domingo (31) que enviar tropas federais a Chicago seria “invasão”. Ele declarou que não recebeu nenhum tipo de comunicado, “nem do presidente, nem qualquer subordinado a ele”.

Anúncio sobre Departamento de Defesa deve acontecer nesta terça-feira (2)

A declaração de Trump acontece horas antes de um anúncio a respeito do Departamento de Defesa que já estava marcado. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, adiantou que “o presidente fará um anúncio empolgante relacionado ao Departamento de Defesa”. O pronunciamento deve acontecer ainda na tarde desta terça-feira (2).

Ela também disse à CBS News que já há operações do ICE em andamento em Chicago, Illinois e em outros estados para “garantir que nossas leis estejam sendo cumpridas”. Leavitt ainda comentou que o governo estuda estender essas operações para outras cidades que têm presidentes democratas.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...