A polícia prendeu 15 pessoas após o incêndio em uma
De acordo com o Minsitro do Interior, Panche Toshkovski, o estabelecimento funcionava sem licença. O caso chocou o país no sudeste da Europa. A cidade aconteceu a cerca de 100 quilômetros da capital, Skopje. “A perda de tantas vidas jovens é irreparável, e a dor das famílias, entes queridos e amigos é inimaginável”, escreveu o primeiro-ministro Hristijan Mickoski em suas redes sociais, neste segunda-feira (17).
Diversos amigos, familiares e pessoas da cidade prestaram homenagem às vítimas do incêndio. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver diversas pessoas em uma vigília em memória das vítimas.
Ao todo cerca de 500 pessoas estava no clube para um show da dupla de hip-hop DNK, famosa no país. Entre os mortos estão um dos cantores da banda, o outro, segue internado em um hospita da região, segundo o promotor público ao Newshour da BBC.
Biljana Arsovska, porta-voz do Ministério Público, disse haver somente “uma saída eficiente” no clube, já que a porta dos fundos do local estava trancada e não podia ser usada. As primeiras inspeções no local ainda neste domingo também mostraram várias “anormalidades” no local. “Há problemas técnicos no sistema de incêndio e no sistema de raios”, disse ela.
Segundo Marija Taseva, de 20 anos e que estava dentro do Clube Pulse, ela foi pega de surpresa enquanto as pessoas corriam para as saídas. Ela se lembrou de cair no chão e ser pisoteada durante o caos antes de conseguir sair.
“Não sei como, mas de alguma forma consegui sair”, ela disse à agência de notícias Reuters. Ainda de acordo com ela, sua irmã de 25 anos morreu.
Maioria dos mortos eram jovens de 18 a 20 anos
Segundo o voluntário da Cruz Vermelha, Mustafa Saidov, a maioria dos mortos foram jovens de 18 a 20 anos. Autoridades dizem que mais de 20 dos feridos e três dos mortos tinham menos de 18 anos. “A situação é brutal, caótica, as histórias são muito tristes e, infelizmente, muitas vidas jovens são perdidas”, acrescentou Saidov em entrevista a BBC News.
Tragédia lembrar Boate Kiss em 2013 que matou 242 pessoas
A tragédia lembra o caso da
Incêndio na Boate Kiss matou 242 pessoas em 2013; STJ manteve anulação do tribunal do júri
No Rio Grande do Sul, atualmente onde funcionava a Boate Kiss, existe um memorial. Depois de 12 anos da tragédia, dois sócios da boate e dois integrantes da banda