Joe Biden, trocou o nome do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o chamou pelo nome do presidente da Rússia, Putin, durante um discurso da Cúpula da Otan esta quinta-feira (11). Na ocasião, ele estava finalizando um discurso e passando a palavra para Zelensky.
“E agora quero passar [a palavra] para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhores, presidente Putin”, afirmou Biden. Imediatamente, ele percebeu a gafe que cometeu e se corrigiu: “Presidente Putin? Ele vai derrotar o presidente Putin! Presidente Zelensky! Estou tão focado em derrotar Putin que temos que nos preocupar com isso”, complementou.
Em seguida, ele desceu do púlpito e cumprimentou Zelensky. Além dos dois lideres, na cúpula, estavam presentes outros 28 líderes estrangeiros e aliados, todos para anunciar o ‘Pacto da Ucrânia’.
Crise na candidatura de Biden
Desde o debate entre Joe Biden e Donald Trump transmitido pela CNN, o apoio à candidatura do atual presidente americano diminuiu. Isso porque, o desempenho de Biden foi criticado por grande parte da imprensa e da população estadunidense.
Com isso, aumentou a pressão no partido Democrata para que a candidatura de Biden seja repensada - mais de dez parlamentares pediram pela desistência dele. Nesse cenário, Kamala Harris, vice de Biden, é o nome mais cotado para assumir a posição.