Você se lembra do dia 18 de junho de 2023? Nesse dia, ocorreu um dos acontecimentos mais comentados do ano passado: a implosão de um submarino que estava em expedição para ver os destroços do Titanic.
Nesta terça-feira (18), faz um ano a
De acordo com a guarda-costeira americana, cinco passageiros estavam no submarino: Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet. A OceanGate cobrou US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro por um lugar no veículo marítimo para ver os destroços. Apenas cerca de uma hora e 45 minutos após o início da expedição, o submarino perdeu contato com a terra e desapareceu.
A tripulação morreu
Stockton Rush morreu no submarino Titan no final dessa semana
Um dos passageiros do submarino turístico era
O próprio Harding havia postado no Facebook, no domingo (18), que estaria a bordo do submarino. Pelo texto dele, entendia-se que, a princípio, o clima estava desfavorável para a submersão, mas que o tempo havia melhorado. Não houve mais postagens dele desde então.
Investigações
Mesmo tanto tempo após a tragédia, as
A principal hipótese é a de que a embarcação
Veja qual foi o equipamento utilizado para recuperar os destroços do submarino Titan.
Um dos principais complicadores para o avanço das investigações é o fato de que o CEO da OceanGate,
Implosão
A principal hipótese da Guarda Costeira dos Estados Unidos é de que o submarino da OceanGate tenha
Mas o que seria uma implosão?
A implosão é o exato contrário de uma explosão, ou seja, é quando um objeto colapsa em direção ao seu centro. No caso da explosão, a força é liberada para fora, a partir do centro do objeto. O submarino corre o risco de implodir, porque o seu interior tem uma pressão menor do que o exterior. É o que explica Thiago Tancredo, engenheiro naval e professor da Universidade Federal de Santa Catarina.
Um vídeo em animação 3D que mostra o que pode ter acontecido com o corpo humano durante implosão do submersível Titan da OceanGate.
“Implosão é um efeito que acontece quando você tem uma pressão externa maior do que a pressão interna. A implosão é a perda da integridade estrutural de uma estrutura sujeita à compressão. É rigorosamente o fenômeno que acontece quando você esmaga uma latinha de refrigerante vazia: é uma estrutura de parede fina, sujeita a uma pressão externa maior que a interna, e a estrutura colapsa com as paredes indo em direção ao centro, esmagando tudo que tem no seu interior”.
Um
Para explicar os efeitos, o vídeo da “Atomic Marvel” usa o modelo de um submersível da empresa OceanGate. A animação mostra como a pressão no submersível teria gerado uma implosão (de fora para dentro) em 20 milissegundos, com uma “resposta de dor cerebral” de 150 milésimos de segundos.
O engenheiro e especialista em submarinos, José Luis Martín, afirmou após alguns cálculos que os cinco passageiros do Titan sentiram que o submarino iria implodir 48 segundos antes de acontecer. Os cálculos foram feitos a pedido do jornal espanhol Nius e “determinaram que o submersível poderia ter estado entre 48 segundos e 1 minuto e 11 segundos desde a perda de estabilidade até a implosão.”
Destroços encontrados
Dia 22 de junho de 2023, quatro dias após o desaparecimento do submarino da OceanGate, em meio a uma megaoperação
A animação promete mostrar como a pressão no submersível teria gerado uma implosão (de fora para dentro).
A localização de destroços ocorreu cerca de cinco horas depois de esgotar o prazo máximo de duração de oxigênio dentro do submarino. Os destroços foram levados a um porto da costa oeste dos Estados Unidos.
Veja as fotos da tripulação do submarino desaparecido
Pouco antes da expedição, o empresário e explorador Hamish Harding confirmou nas redes sociais que participaria da viagem, e a empresa dele, a Action Aviation, publicou imagens dos preparativos para o passeio. São as últimas fotos da tripulação antes do mergulho, a cerca de 600 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá.
Qual é a profundidade dos destroços do Titanic?
O Titanic,
Para se ter ideia, o fundo do mar é mais perigoso que o espaço. Enquanto, no
O famoso navio Titanic naufragou no oceano Atlântico em 1912
“No espaço a pressão interna da espaçonave é maior do que a pressão externa, e aí existe uma tendência de expandir o casco, o que é muito mais tranquilo e muito mais seguro do que a compressão do casco, o que acontece com o submarino. É só você imaginar facilidade que existe quando você pega uma latinha de refrigerante vazia e tenta amassar; com muita facilidade você esmaga”, compara o engenheiro naval.
Com a implosão, Thiago Tancredo acredita que seja difícil encontrar os restos mortais dos cinco passageiros do submarino da OceanGate. O engenheiro destaca que não é especialista para detalhar o que acontece com o corpo humano, mas que provavelmente apenas os ossos vão resistir.