Ouvindo...

Sébastien Lecornu é nomeado primeiro-ministro da França

Lecornu, de 39 anos, será o quinto primeiro-ministro da França em dois anos

O Ministro das Forças Armadas da França, Sébastien Lecornu, deixa a Assembleia Nacional após a sessão parlamentar extraordinária que antecedeu o voto de confiança sobre o orçamento de austeridade do governo, em Paris, em 8 de setembro de 2025.

O presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou na tarde desta terça-feira (9) Sébastien Lecornu, Ministro da Defesa do país, como o novo primeiro-ministro, após a r enúncia de François Bayrou.

Lecornu, de 39 anos, será o quinto primeiro-ministro da França em dois anos. Ele estava na disputa pela cadeira em dezembro, quando Bayrou ganhou.

Macron pediu a Lecornu que “consulte as forças públicas representadas no Parlamento com o objetivo de adotar um orçamento para a nação e firmar os acordos essenciais para as decisões dos próximos meses”, indicou o Palácio do Eliseu em nota.

O ex-premiê entregou a renúncia às 13h30 do horário local (8h30 em Brasília) no Palácio do Eliseu, sede da presidência, nesta manhã, após uma derrota no Parlamento.

Leia também

Bayrou foi o segundo premiê derrubado pelo Parlamento em nove meses, o que instaurou uma crise no governo francês.

Nesta quarta-feira (10), são esperados protestos sob o lema ‘Vamos bloquear tudo’. O governo francês teme um movimento como o dos ‘coletes amarelos’, que abalou o primeiro mandato de Macron.

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.