O presidente francês,
Trump teve um encontro com Macron no Palácio do Eliseu e Zelensky juntou-se à reunião. Os três posaram para uma foto, sem fazer comentários, antes do início das conversações, que antecedem a reinauguração da
Nas redes sociais, Macron chamou o dia de “histórico” e afirmou que os três, juntos, irão fazer um esforço em nome da “paz e segurança”.
United States, Ukraine, and France. Together on this historic day. Gathered for Notre-Dame. Let us continue our joint efforts for peace and security. pic.twitter.com/hEYGEklihT
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) December 7, 2024
Já o presidente da Ucrânia, Zelensky, disse que a reunião foi “boa” e “produtiva”. Afirmando, também, que todos querem que a guerra com a Rússia acabe “o mais rápido possível” e de uma forma justa.
Confira mensagem de Zelensky nas redes sociais:
Tive uma reunião trilateral boa e produtiva com o presidente Donald Trump
e com o presidente Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu. O presidente Trump está, como sempre, resoluto. Agradeço a ele.
Também estendo minha gratidão a Emmanuel por organizar esta importante reunião. Todos nós queremos que essa guerra acabe o mais rápido possível e de forma justa. Falamos sobre nosso povo, a situação no terreno e uma paz justa. Concordamos em continuar trabalhando juntos e manter contato. Paz através da força é possível.
I had a good and productive trilateral meeting with President @realDonaldTrump and President @EmmanuelMacron at the Élysée Palace.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) December 7, 2024
President Trump is, as always, resolute. I thank him. I also extend my gratitude to Emmanuel for organizing this important meeting.
We all want… pic.twitter.com/eKMtuhp2ZI
Durante a campanha, Trump fez críticas ao apoio militar e financeiro dado pelos Estados Unidos, comandado por