O bilionário britânico Hamish Harding a bordo do submarino desaparecido enquanto visitava os destroços do Titanic, já participou de uma viagem de turismo espacial, a bordo da Blue Origin, em 2022. A família do britânico confirmou ainda nessa segunda-feira (19) que Harding faz parte da tripulação do submarino Titan, da empresa OceanGate Expeditions.
Harding que detém três recordes mundiais do Guinness, incluindo a maior duração em profundidade do oceano por um navio tripulado quando, em março de 2021, ele e o explorador oceânico Victor Vescovo mergulharam na profundidade mais baixa da Fossa das Marianas.
Outros tripulantes
Entre os tripulantes, estão: Paul Henry Nargeolet, ex-comandante da marinha francesa, mergulhador profundo e piloto de submersível; Stockton Rush, presidente executivo e fundador da OceanGate Expeditions, empresa que organizou a missão aos destroços do Titanic e o oceanógrafo francês Paul-Henry Nargeolet.
O empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e o filho Suleman também estão no submarino, conforme informações da família.
Buscas ouvem sons
As equipes de resgate que procuram o submersível desaparecido detectaram “ruídos subaquáticos” na área de busca, anunciou nesta quarta-feira (21) a Guarda Costeira dos Estados Unidos, quando restam menos de 24 horas de oxigênio no submarino.
A comunicação com o submersível Titan, de 6,5 metros de comprimento, foi perdida no domingo, quase duas horas após iniciar a descida em direção aos vestígios do mítico transatlântico, que se encontram a quase 4.000 metros de profundidade, a cerca de 600 quilômetros de Terra Nova, no Atlântico Norte.
“Aviões canadenses P-3 detectaram ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações de um ROV (sigla em inglês para veículo operado de maneira remota) foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos”, anunciou no Twitter o primeiro distrito da Guarda Costeira dos Estados Unidos.
As buscas não apresentaram resultados até o momento, mas continuam, acrescentou a divisão marítima militar.
Naugráfio do Titanic
O Titanic zarpou do porto inglês de Southampton em 10 de abril de 1912 para a viagem inaugural rumo a Nova York, mas afundou depois de bater em um iceberg cinco dias depois. Dos 2.224 passageiros e tripulantes, mais de 1.500 morreram.
Os destroços do transatlântico foram descobertos em 1985 a 650 quilômetros da costa canadense, a 4.000 metros de profundidade, em águas internacionais do Oceano Atlântico. Desde então, a área é visitada por caçadores de tesouros e turistas.
Leia mais: