O
A medida acontece depois de
A empresa também vai implementar uma nova trilha exclusiva para ciclistas. O plano ainda inclui a construção de quiosque entre as duas principais lagoas do parque e outras intervenções previstas em contrato.
A entrada no parque continuará sendo gratuita. Também permanecem garantidas isenções para públicos e comunidades do entorno e acesso para atividades institucionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF), educação ambiental e pesquisas autorizadas.
Modelo de concessão adotado no Parque Estadual do Itacolomi
O modelo adotado de concessão de serviços turísticos mantém o Parque Estadual do Itacolomi como bem público, pertencente ao Estado de Minas Gerais, sob a gestão e fiscalização do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A concessão é temporária, com vigência de 30 anos. O contrato teve início em 2023.
A concessionária fica apenas com a operação de serviços de apoio à visitação, como recepção e controle de acesso de visitantes, manutenção de trilhas, estruturas e áreas de uso público, operação de estacionamento, alimentação e demais serviços. O IEF segue sendo responsável por ações como gestão ambiental e territorial da unidade, fiscalização e monitoramento ambiental, proteção da biodiversidade e do patrimônio natural e cultural do parque e prevenção e combate a incêndios florestais.