Estudo revela que anfíbios da Serra do Espinhaço usam cavernas para se reproduzirem

Pesquisa contemplou 18 espécies de sapos, rãs e pererecas em Minas Gerais

Hipótese foi reforçada pela presença de girinos e adultos vocalizando durante todo o ano em cavernas

Um estudo desenvolvido na Serra do Espinhaço revelou que sapos, rãs e pererecas usam as cavernas para se reproduzirem. A pesquisa analisou o comportamento de 18 espécies de anfíbios em parques estaduais de Minas Gerais e em unidades de conservação federais.

Algumas das espécies foram encontradas somente na fase adulta. Porém, outras registraram adultos e girinos em cavernas com presença de corpos d’água, indicando possível reprodução nesses ambientes.

A hipótese foi reforçada pela presença de girinos e adultos vocalizando durante todo o ano em cavernas. Isso indica que todo o ciclo de vida das espécies acontece integralmente em cavidades naturais.

Leia também

Segundo o analista ambiental Maurício Andrade, coordenador do projeto, a descoberta foi feita depois a equipe constatou que não havia cursos d'água superficiais acima das cavernas. “Isso indica que não existia qualquer possibilidade de carreamento de girinos para o interior das cavernas, o que comprova que algumas dessas espécies efetivamente se reproduzem nesses ambientes”, explica.

Além dos morcegos, diretamente associados às cavernas, esses ambientes também são a casa de aves e répteis. Foram registradas oito espécies de aves, duas de lagartos, duas de serpentes e uma de lagartixa.

A pesquisa teve como foco principal o Parque Estadual do Itacolomi e o Monumento Natural Estadual da Serra da Piedade, Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Instituto Florestal Estadual (IEF). O projeto também incluiu unidades de conservação federais, como os Parque Nacional da Serra do Gandarela, Parque Nacional da Serra do Cipó e o Parque Nacional das Sempre-Vivas, além da Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...