Atenção candidatos! Começa nesta segunda-feira (28) o prazo para solicitar a isenção da taxa de R$ 150 de inscrição para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2026) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Como a Itatiaia divulgou, também a partir desta segunda, às 15h, está aberto o
Embora a gratuidade seja garantida por lei, é necessário cumprir os critérios e prazos estabelecidos, além de apresentar a documentação exigida.
O resultado dos pedidos de isenção está previsto para 27 de agosto, a partir das 15h. Os que não forem contemplados podem entrar com recurso no dia 28, entre 9h e 16h. O resultado do recurso será disponibilizado em 2 de setembro.
Quem pode solicitar a isenção?
A isenção da taxa de R$150 pode ser solicitada por candidatos que se enquadrem em uma das duas modalidades abaixo:
- CadÚnico: estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
- Escolaridade e renda: estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada, e cuja renda familiar bruta mensal per capita seja de até um salário mínimo e meio, conforme a Lei nº 12.799/2013.
Procedimento e documentação exigida
Candidatos que solicitarem a isenção com base no CadÚnico precisam informar o Número de Identificação Social (NIS) de titularidade do próprio candidato. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição, com o preenchimento das informações exigidas pelo sistema.
Ao preencher o cadastro on-line de inscrição, o candidato deve declarar que pertence à família de baixa renda, possuindo renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo. O NIS informado precisa ser do próprio candidato e não de seus pais ou de terceiros. A UFJF consulta o Órgão Gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato. O formulário para preenchimento está disponível no
Já aqueles que solicitarem com base na escolaridade e renda devem apresentar declarações escolares digitalizadas de todas as séries do ensino médio, se for o caso, assinadas e carimbadas pela instituição de ensino. Os arquivos podem estar em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. O pedido de isenção deve ser realizado exclusivamente de forma on-line e dentro do prazo estabelecido.
Informações incorretas ou documentação ilegível podem levar ao indeferimento da solicitação. O candidato que tiver a solicitação indeferida após o recurso deve gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) na Área do Candidato e efetuar o pagamento da taxa de R$150, dentro do prazo previsto, para que sua inscrição no Pism 2026 seja efetivada.
Inscrições para o Pism 2026
As inscrições para os módulos I (triênio 2025-2027), II (triênio 2024-2026) e III (triênio 2023-2025) devem ser realizadas a partir das 15h de segunda-feira (28) até as 18h do dia 5 de setembro, exclusivamente online, na
Para se inscrever, o candidato deve acessar a Área do Candidato, preencher a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à inscrição, no valor de R$ 150. O pagamento deve ser realizado até o dia 5 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, de acordo com os horários de compensação bancária.
O formulário de inscrição eletrônico permitirá o anexo de documentos digitalizados necessários para esses requerimentos, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.
Prazos e recursos
- Solicitação da isenção: a partir das 15h do dia 28 de julho às 18h do dia 8 de agosto
- Divulgação do resultado preliminar: a partir das 15h do dia 27 de agosto
- Período para interposição de recurso: das 9h às 16h do dia 28 de agosto
- Resultado do recurso: a partir das 15h do dia 2 de setembro
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
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