Ouvindo...

UFJF divulga editais do Pism 2026 e Vestibular de Música

No total, são oferecidas 2.256 vagas em 76 cursos de graduação

PISM 2024 da UFJF em Juiz de Fora

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o edital para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2026). No total, são oferecidas 2.256 vagas em 76 cursos de graduação nos dois campi da instituição.

O edital do Vestibular de Música também foi divulgado e oferece 70 vagas, sendo 35 via Pism (15 para o Bacharelado e 20 para a Licenciatura) e outras 35 pelo Vestibular/Enem, com a mesma distribuição.

Para o campus de Juiz de Fora, são oferecidas 1.856 vagas em 67 cursos. Já no campus de Governador Valadares, há 400 vagas em dez cursos.

O edital traz três mudanças principais: a aplicação de provas em Três Rios (RJ), no lugar de Volta Redonda (RJ); e a inclusão do curso de Ciências Sociais e Ciência da Religião com entrada direta. Anteriormente, os cursos eram acessados por meio do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas e, agora, ambos são cursos independentes.

Inscrição

As inscrições para os módulos I (triênio 2025-2027), II (triênio 2024-2026) e III (triênio 2023-2025) devem ser realizadas a partir das 15h de terça-feira (28) até as 18h do dia 5 de setembro, exclusivamente online, na Área do Candidato.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a Área do Candidato, preencher a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à inscrição, no valor de R$ 150. O pagamento deve ser realizado até o dia 5 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, de acordo com os horários de compensação bancária.

O formulário de inscrição eletrônico permitirá o anexo de documentos digitalizados necessários para esses requerimentos, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

Taxa de isenção

Quem deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição deve fazer o processo a partir de segunda-feira (28) de julho até às 18h do dia 8 de agosto.

Os pedidos podem ser realizados de duas maneiras: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou a partir de declaração escolar, a partir dos critérios da lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitam de atendimento especializado devem fazer a solicitação no momento da inscrição, anexando os documentos digitalizados que comprovem a necessidade. No caso de pessoas com deficiência, é obrigatório incluir o laudo médico e demais comprovantes.

Estudantes sabatistas, que por motivos religiosos não possam realizar a prova antes do pôr do sol de sábado, 6 de dezembro, também devem apresentar atestado comprobatório emitido por representante qualificado de sua comunidade religiosa.

As provas para candidatos com atendimento especializado, incluindo sabatistas, serão aplicadas exclusivamente nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. O prazo para solicitar o atendimento vai até o último dia de inscrição, 5 de setembro.

Provas e resultados

As provas para todos os módulos serão realizadas em 6 e 7 de dezembro em Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, além de Petrópolis e Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. Segundo a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), a mudança de Volta Redonda para Três Rios leva em conta critérios logísticos relacionados à aplicação da prova e à distribuição de candidatos.

As notas das provas do módulo III do Pism serão disponibilizadas em 5 de fevereiro de 2026. O resultado final, após a interposição e a análise dos recursos, sai no dia 2 de março. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 6 de maio de 2026, sendo o resultado final publicado em 27 de maio.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.