Saúde foi apontada como a prioridade para receber investimentos públicos em 2026 pela maior parte dos entrevistados na
A área foi escolhida por 24,67% dos participantes. Completando o pódio das principais demandas para o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026, em seguida, vieram educação (19,57%) e segurança pública (16,42%). Foram as mesmas três prioridades indicadas na consulta de 2024.
As outras áreas presentes na pesquisa foram transporte e trânsito (12,49%), obras públicas (7,73%), assistência social e direitos humanos (6,18%), esporte e lazer (4,98%), cultura (4,02%) e meio ambiente (3,93%). O levantamento faz parte dos trabalhos da Mesa Diretora (biênio 2025-2026) de ampliar a participação popular nas decisões do Poder Público.
Prioridades apontadas nos temas
Em primeiro lugar, a população de Juiz de Fora escolheu a saúde como área prioritária para receber investimentos, de acordo com a consulta, com ênfase em “aumento na oferta de consultas médicas”.
A educação vem em segundo lugar, residindo a maior preocupação na melhora da qualidade da educação. Já no terceiro lugar vem a segurança, sendo “combate ao uso de drogas” a principal preocupação da população.
A pesquisa foi dividida em nove temas com seus respectivos subtemas, e, para a coleta dos dados, a cidade foi setorizada entre os distritos e mais oito regiões de planejamento: Centro, Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Norte, Nordeste, Leste e Oeste.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual são tema de audiência pública em Juiz de Fora Mais de R$ 4,2 bilhões: Câmara Municipal aprova o Projeto da LDO de 2026 Câmara de Juiz de Fora discute Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026