Uma nova reserva natural foi reconhecida na Zona da Mata pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais. É a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mundo dos Gigantes, a área fica em Bocaina de Minas com 10 hectares.
Ela se torna a 300ª reserva particular do estado. Para Leticia Horta, Diretora de Unidades de Conservação, o ato mostra o trabalho conjunto em favor da conservação natural. “Minas Gerais é um estado privilegiado, onde a gente conta com os atores e proprietários privados na conversação da natureza”.
Com o reconhecimento da reserva Mundo dos Gigantes, as 300 reservas particulares em Minas Gerais juntas somam aproximadamente 118 mil hectares de áreas naturais protegidas.
Considerando os reconhecimentos federais, somam-se 99 RPPNs reconhecidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no estado, que abrangem cerca de 31.586,74 hectares.
Minas Gerais conta com 399 RPPNs, responsáveis pela proteção de aproximadamente 150 mil hectares e possui o maior número de reservas particulares do Brasil.
Leia também
‘Projeto Recicle’ abre edital com vagas para 48 escolas em Juiz de Fora Jardim Botânico da UFJF está com inscrições abertas para monitores