‘Projeto Recicle’ abre edital com vagas para 48 escolas em Juiz de Fora

Projeto trabalha educação ambiental em escolas públicas

Catadores de recicláveis receberão diária de R$ 150 no Carnaval em BH

O projeto Recicle Ambiental, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas divulgou o edital para a edição de 2026.

Estão abertas vagas para 48 escolas públicas municipais participarem das ações de educação socioambiental.

O objetivo da iniciativa é contribuir com o fortalecimento da gestão de resíduos sólidos no município, por meio de atividades educativas que abordam temas como sustentabilidade, coleta seletiva, responsabilidade compartilhada, economia circular e sociedade.

Estão aptas a se inscrever no projeto todas as escolas públicas municipais que ofertem o Ensino Fundamental II em 2026. O período de inscrições vai até 26 de janeiro de 2026. A participação é gratuita, e a inscrição deve ser realizada de forma on-line, pelo edital Recicle, no qual estão disponíveis todas as informações necessárias.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com prioridade para as escolas que participaram da edição de 2025.

Projeto Recicle

O projeto integra o conjunto de ações previstas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que buscam promover cultura sustentável, incentivar a redução, a prevenção e a correta destinação dos resíduos sólidos em Juiz de Fora.

As atividades também estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e 13 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratam, respectivamente, da construção de cidades e comunidades sustentáveis e da adoção de medidas para o enfrentamento das mudanças climáticas.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...