Vai até sexta (30) o período de vistoria de vans do transporte escolar de Juiz de Fora. A expectativa é que mais de 230 veículos passem pela verificação nesse período que antecede o início do período letivo.
Em participação no quadro Itatiaia Entrevista, o supervisor de transporte privado coletivo da Secretaria de Mobilidade Urbana, Solesmar Aparecido de Almeida, explicou que o procedimento é crucial para garantir a segurança no transporte de estudantes.
“A inspeção é obrigatória e são verificados 38 itens de equipamentos obrigatórios e de segurança, como câmera frontal e traseira do veículo, cintos de segurança, equipamento registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, extintor de incêndio de quatro quilos, faróis e lanternas, condições dos pneus, bom estado de conservação da lataria e pintura, condições dos estofados, faixa amarela e comunicação visual em geral”, detalha.
Os prestadores do serviço de transporte escolar devem estar atentos à convocação para a vistoria, conforme
O transporte escolar não autorizado é uma infração gravíssima, resultando em multa, perda de 7 pontos na CNH e a remoção do veículo, conforme previsto no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.
Confira a entrevista na íntegra de Solesmar Aparecido de Almeida concedida à jornalista Désia Souza.
Leia também
Femur 2026 promete ser um divisor de águas para indústria moveleira Jardim Botânico da UFJF está com inscrições abertas para monitores