Bombeiros de Barbacena alertam sobre risco de quedas de árvores

Com previsão de chuva constante no fim de semana, corporação reforça dicas de segurança

Corpo de Bombeiros de Barbacena alertam para risco de queda de árvores

A previsão é de fim de semana com chuva constante e possibilidade de grandes acumulados nos municípios da Zona da Mata e Vertentes. Por isso, o Corpo de Bombeiros de Barbacena reiterou as orientações com ocorrências envolvendo quedas de árvores neste período chuvoso.

De acordo com o cabo Daniel, a corporação pode ser acionada nos casos de risco iminente de queda, que colocam em perigo a vida de pessoas, veículos e imóveis, além de árvores que já caíram, que atrapalham a mobilidade urbana.

“Se encontrar uma árvore caída e que esteja impedindo a mobilidade urbana, sinalize o local e ligue imediatamente para o 193. Ao notar risco iminente de queda, mantenha a distância, avise as pessoas próximas e sinalize a área. Se houver fios de energia próximos, nunca se aproxime. O risco de choque é alto. Acione também a concessionária de energia elétrica”.

Em dias chuvosos, outra dica é não estacionar veículos embaixo de árvores. Os Bombeiros destacam que, mesmo árvores visualmente saudáveis, não estão livres do risco de queda. Cabo Daniel lembra que as pessoas devem ficar atentas aos sinais de perigo envolvendo as árvores próximas a casas e comércios.

“Se perceber que uma árvore sofreu inclinação acentuada, rachadura no tronco ou teve suas raízes expostas após um período de chuva, entre em contato com os Bombeiros para uma vistoria. A sua atenção pode evitar acidentes”.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...