Municípios da Zona da Mata divulgam alertas sobre risco de deslizamento

Chuva constante motivou orientações aos moradores em Juiz de Fora, Ubá, Muriaé e Viçosa.

A semana marcada pela chuva constante na Zona da Mata e pelos avisos amarelo, laranja e, dependendo da região até vermelho, para grandes volumes de chuva realizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deixou as Defesas Civis em alerta.

Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Viçosa estão entre as cidades sob riscos geológicos e de movimentação de terra em encostas por causa do solo saturado e encharcado.

Os municípios destacam que, em caso de trincas em paredes, solo e muros; estalos e outros problemas, as pessoas devem se afastar dos locais de risco e acionar a Defesa Civil no 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.

Ouça a matéria.

Viçosa

Na mesma situação está Viçosa, conforme comunicado divulgado na tarde de sexta (23). A Defesa Civil Municipal orientou que a população evite áreas de encostas e locais sem cobertura vegetal, acompanhe os comunicados oficiais e acione os canais de emergência ao identificar sinais de alagamentos, enxurradas ou transbordamentos.

No mês de janeiro, as estações pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instaladas no município já registraram um acumulado de 284,8 milímetros de chuva, sendo que a média histórica para todo o mês é estimada em 220 milímetros.

Além do volume já registrado, Viçosa está na área de abrangência de um alerta de nível vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até às 23h59 desta sexta-feira. O aviso prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas suscetíveis.

A Defesa Civil orienta a população a manter a atenção nos próximos dias e a comunicar o órgão sempre que forem observados sinais como movimentação de terra, trincas em imóveis ou outras situações de risco pelo os números (31) 3874-9273 (WhatsApp) e (31) 99801-1828, para emergências.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Ouvindo...