Inmet publica alertas de chuvas intensas, confira risco na Zona da Mata e Vertentes

Cidades da Zona da Mata e Vertentes estão sob alertas de amarelo a laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alertas de perigo potencial de chuvas intensas para esta semana.

Cidades da região da Zona da Mata e Vertente estão dentro do raio dos alertas, que vigoram entre esta quarta (21) e sábado (24). De acordo com o Instituto, a previsão das chuvas podem chegar aos 100m por dia.

Alerta vermelho

As cidades na região de de Leopoldina a Manhumirim estão em alerta vermelho do Inmet para chuvas intensas e podem ter chuva superior aos 60 mm por ou acima de 100 mm por dia, conforme o Instituto.

Com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

O aviso vigora até às 23h59 desta quarta (21).

Alerta laranja

Os municípios de Cataguases e Ubá estão sob o aviso de potencial laranja até quinta (22). De acordo com o Inmet, a intensidade de chuva pode variar entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia.

Com possibilidade de ventos intensos de 60-100 km/h. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta amarelo

A região de Juiz de Fora a Andrelândia e o Campo das Vertentes estão sob potencial de chuvas intensas amarelo. Desse modo, as cidades tem o risco de até 30mm por hora ou até 50mm por dia.

Com risco de ventos intensos de 40-60 km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A medida segue até sábado (24).

Orientações para regiões em risco

O Inmet ressalta para cuidados em caso de chuvas fortes com ventania e cargas elétricas. Confira precauções a serem tomadas:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.

Ouvindo...