As Defesas Civis de Viçosa e Muriaé emitiram nesta terça (20) alertas por causa das chuvas nos dois municípios da Zona da Mata.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) também divulgou para a previsão de uma semana marcada por instabilidade atmosférica e volumes elevados de chuva em diversas regiões do estado, até sábado (24).
A tendência, conforme o Cedec, indica a possibilidade de formação de mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o segundo do mês, o que pode resultar em acumulados que podem superar os 200 milímetros em algumas localidades.
Alerta em Viçosa
A medida foi tomada com base em relatório do Cemaden, que aponta possibilidade de alagamentos, enxurradas e transbordo do Ribeirão São Bartolomeu e de outros córregos que cortam a cidade.
Segundo o documento, áreas de instabilidade atuam sobre a região, com previsão de pancadas de chuva fortes e acumulados significativos nos próximos dias, o que pode agravar o cenário de risco. O alerta indica ainda que moradores de áreas mapeadas como suscetíveis devem redobrar a atenção. Durante a madrugada, os pluviômetros da Defesa Civil registraram 30 milímetros de chuva em poucas horas.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os comunicados oficiais e acionar os canais de emergência em caso de sinais de alagamentos, enxurradas ou transbordamentos.
Muriaé
No município, o alerta segue até sexta feira (23), com possibilidade de chuvas intensas e persistentes, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, inundações e transtornos diversos, tanto na área urbana quanto na área rural.
Conforme a Defesa Civil, os acumulados podem ultrapassar os 220mm.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Homem é preso com droga escondida na cueca na MG-353 em Juiz de Fora Motorista de ônibus morre após colisão com carreta na Serra de Pirapanema, na BR-356