Será aberta nesta quinta-feira (14) a mostra “Origens”, que reúne mais de 20 quadros inéditos do artista Gerson Guedes, no Memorial da República Presidente Itamar Franco da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
É a inauguração da nova identidade visual e do novo projeto curatorial do espaço expositivo: a Galeria de Arte Memorial Itamar Franco.
É parte das comemorações dos 10 anos do Memorial. Segundo a UFJF, o objetivo é fortalecer os laços com Juiz de Fora e a cultura local.
A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 13h às 18h. Última entrada às 17:30. A entrada é gratuita. O Memorial da República Presidente Itamar Franco fica na Rua Benjamin Constant, 760, no Centro.
Visão implementada na mostra
Nascido em Juiz de Fora, Gerson Guedes revela um olhar singular sobre a cidade, inspirado por suas lembranças e vivências. Segundo ele, a mostra propõe um retorno ao desenho dele, um esqueleto que sustenta as cores. Um traço que o acompanha desde os primeiros contatos com o universo cognitivo.
Além dos desenhos, ele expõe a pintura “Grua, a Bailarina”, obra que recebeu o Prêmio Arte e Literatura USP 2024 e que esteve em exibição no Centro Cultural Maria Antônia, da Universidade de São Paulo.
Trajetória
Formado em Desenho e Plástica pela UFJF, mestre em Letras e professor por três décadas no Colégio de Aplicação João XXIII, Gerson Guedes foi também pró-reitor de Cultura da UFJF entre 2013 e 2015. Atuante desde os anos 1980, apresentou suas obras em cidades como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além de países como Áustria, China, Tailândia, Espanha, Inglaterra e França.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
UFJF seleciona propostas artísticas para o Palco Central 2025 Praça CEU abre matrícula para oficinas do 2º semestre em Juiz de Fora Exposição retrata a força e a potência das mulheres nas festas populare s‘Retratos de um Tempo’ traz arquitetura como poesia visual em Juiz de For a