Um passeio pela poesia visual da arquitetura de Juiz de Fora é a força inspiradora da exposição “Retratos de um Tempo”, do fotógrafo Carlos Sacchi. A mostra está em cartaz até 28 de julho no Espaço de Arte do Shopping Jardim Norte.
Com curadoria de Wesley Rocher Monteiro, as fotos de Sacchi propõem reflexão sobre o tempo suspenso, revelando edifícios não apenas como estruturas, mas como vestígios vivos do passado, do que ainda é presente e do que pode se tornar eterno ao ser registrado
As imagens trazem a captura de um diálogo entre luz, sombra e matéria em um instante de contemplação. Uma porta, uma janela, um muro com texturas gastas pode despertar histórias, afetos, e memórias em uma narrativa que desafia a rigidez cronológica do tempo.
“Mais do que uma exposição de fotografia, o trabalho de Carlos Sacchi é uma arqueologia sensível da permanência. Um sopro — breve, mas inesquecível — sobre as formas que, mesmo na iminência do desaparecimento, insistem em permanecer”, destaca convite da exposição.
De Valença para Juiz de Fora
Nascido no Distrito de Barão de Juparanã, Valença (RJ), Carlos Sacchi trabalhou nas Forças Armadas, cursou a Faculdade de Direito na terra natal. “Capturar e retratar momentos especiais foi uma conexão com a arte”. É assim que explica o encontro com a fotografia, a partir dos registros da atividade do Grupo A Ponte.
A única coisa que pensava era registrar tudo que tocava minha alma. A visão sobre a vida e o cotidiano ficavam cada dia mais interessantes. A curiosidade virou hobby. O hobby virou paixão. E a paixão virou uma grande satisfação. Hoje, a fotografia está presente em cada aspecto da minha vida e eu tenho muito orgulho em dizer que sou um fotógrafo em construção, aprendendo mais a cada dia”, conclui o fotógrafo, residente em Juiz de Fora desde 2019.
Leia também
“Passos e Espaços”: Mostra Fotográfica conta os 59 anos do Grupo Divulgação UFJF oferece opções de colônias de férias durante o mês de julho MAMM abre mais de 100 vagas para oficinas de férias em Juiz de Fora