Ouvindo...

Exposição retrata a força e a potência das mulheres nas festas populares

‘Foto-Gráfia: Substantivo Feminino’ retrata mulheres em festas como carnaval, congada e homenagem à Iemanjá

Mostra ‘Foto-Gráfia Substantivo Feminino’ no Centro Cultural Dnar Rocha

Até quinta-feira (31), o público pode visitar a exposição “ Foto-Gráfia: Substantivo Feminino”, da fotógrafa Janaína Fernandes, no Centro Cultural Dnar Rocha.

O trabalho celebra a presença vibrante, a força e a expressão das mulheres nas festas populares brasileiras, a partir dessa potência feminina observada por Janaína em sua jornada fotográfica.

"É um lugar que mostra a beleza, a resistência e a força da mulher. Cores e emoção pelo corpo e movimento das mulheres nas festas populares. Temos carnaval, congada, festa de Iemanjá, além do espetáculo Benze, que fala sobre benzedeiras e que eu fotografei”, afirma Janaína, também conhecida como Keka, em entrevista ao Itatiaia Entrevista.

A atriz Ciça Liberdade, que interpreta uma benzedeira na peça, é uma das mulheres fotografadas. "É sentir representada com significância, até mesmo pelos desdobramentos das mulheres na sociedade, eu me sinto altamente orgulhosa e significada pela minha força e resistência na arte”, exalta.

A visitação da exposição é gratuita e pode ser feita de 8h às 17h. O Centro Cultural Dnar Rocha fica à Rua Mariano Procópio, 973, em frente ao Museu Mariano Procópio.

Confira a entrevista de Janaína Fernandes (Keka) concedida à jornalista Désia Souza.

Leia também

Mostra ‘Foto-Gráfia Substantivo Feminino’ no Centro Cultural Dnar Rocha

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.