Ouvindo...

Guarda Municipal resgata três aves silvestres em Juiz de Fora

Animais foram encaminhados ao Cetas para avaliação e cuidados veterinários

Nos últimos dias, três aves de espécies diferentes foram recolhidas em Juiz de Fora e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde passam por avaliação e cuidados veterinários até a recuperação para retorno à natureza.

Um filhote de bem-te-vi foi entregue no Parque Halfeld na sexta-feira (26). No mesmo dia, um gavião caboclo foi resgatado no bairro Bandeirantes com a asa quebrada. Já na manhã desta segunda-feira (29), um bacurau foi encontrado com dificuldades para voar nas dependências do Museu Mariano Procópio.

Como acionar a equipe

A população pode entrar em contato pelo telefone 153, de 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (32) 3690-1818. Ao ligar, um atendente dá orientações sobre medidas de segurança e procedimentos para o recolhimento. O atendimento depende da disponibilidade da equipe no momento da solicitação.

O recolhimento de animais silvestres de pequeno porte na área urbana é feito apenas em situações em que o animal esteja ferido, impossibilitado de retornar à natureza ou represente risco às pessoas. São atendidos apenas animais de pequeno porte, como micos, cobras, roedores e aves. Animais domésticos, como cães e gatos, ou de grande porte, como capivaras e cavalos, não são recolhidos.

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.