A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão no bairro Aeroporto e recuperou 10 aves silvestres, nesta quinta-feira (25). Um homem de 39 anos foi conduzido à delegacia, investigado por envolvimento com o tráfico de animais. Foram apreendidos cinco trinca-ferros, um canário-da-terra e quatro coleiros. Os animais apreendidos foram encaminhados ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), onde receberão os cuidados necessários antes de serem destinados ao habitat natural ou a criadouros autorizados.
Segundo as investigações, as aves estão entre as espécies mais visadas no comércio ilegal, especialmente trinca-ferros e coleiros, que possuem grande valor no mercado clandestino por suas características de canto.
Em depoimento, o homem confirmou que criava os animais e realizava trocas com outros criadores. Ele foi ouvido e liberado, e responderá conforme previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.
Leia também
Polícias Federal e de Meio Ambiente deflagram operação em Juiz de Fora Cerimônia marca entrega do Plano de Manejo do Parque da Serra Negra da Mantiqueira Quatro homens são presos por tráfico de animais na BR-040 em Ressaquinha