Ouvindo...

Cerimônia marca entrega do Plano de Manejo do Parque da Serra Negra da Mantiqueira

Também está prevista a entrega do Catálogo Turístico de Olaria no evento

Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira

O Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal de Olaria realizam a cerimônia de entrega oficial do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira, na Zona da Mata, nesta quinta-feira (28). As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas na Loja Sebrae.

Além da entrega do documento técnico que orienta o planejamento e a gestão do parque, especialmente em um momento de mudanças climáticas e conservação dos recursos naturais, ainda haverá a entrega do Catálogo Turístico de Olaria.

A ação é voltada principalmente para órgãos públicos, empresários do setor do turismo, produtores rurais e estudantes da região de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verte, Bom Jardim de Minas, Bias Fortes, Pedro Teixeira e Juiz de Fora.

Biodiversidade e paisagem natural

A paisagem da Serra Negra da Mantiqueira reúne uma combinação única de altitudes elevadas, campos rupestres e florestas densas. Em Santa Bárbara do Monte Verde, a comunidade de Três Cruzes dá acesso a pontos acima dos 1.600 metros de altitude. A vegetação varia entre matas ciliares, brejos, arbustais nebulares e áreas com grande concentração de nascentes.

A biodiversidade é um dos destaques da unidade. Entre as espécies da flora estão orquídeas, bromélias, samambaias, musgos e liquens. Já a fauna inclui mamíferos como onça-parda, lobo-guará e jaguatirica, além de catetos, veados e primatas ameaçados de extinção. O parque abriga ainda centenas de espécies de aves, como o papagaio-de-peito-roxo e o urubu-rei, e anfíbios endêmicos, como o sapinhocuca e a perereca-cambuí.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.