Ouvindo...

Exposição destaca paisagens de Sarandira, Caetés de Minas e Penido

A mostra pode ser conferida no no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora

Como uma das ações relacionadas ao mês do patrimônio cultural, está em cartaz no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) a exposição “Paisagem d’água e cor: Aquarelas de Sarandira, Caetés de Minas e Penido”.

A mostra pode ser conferida de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Além de integrar a programação da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

As aquarelas fazem parte de um trabalho desenvolvido, desde 2022, pelo Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dempac) da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), em parceria com o projeto de extensão “Inventários Participativos no Município de Juiz de Fora”, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para a Itatiaia, a gerente do Dempac, Ranata Morais, explica que a exposição retrata o que é importante para as comunidades nos distritos.

“A exposição dialoga com um projeto de extensão da professora Mariana Cury do curso de Arquitetura, Inventários Participativos. Nesse projeto é visado a percepção do que é importante para as comunidades, o que é patrimônio. Dentre os objetos e os materiais elencados,pode-se dizer que a paisagem cultural é um elemento significativo para essas comunidades.”

Ouça a matéria de Joubertt Telles.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.