Carnaval 2026: Bloco Unidos pela Vida conscientiza sobre doação de sangue em Juiz de Fora

Iniciativa é para garantir estoque de sangue para atendimento a 58 hospitais em 27 cidades da região

Concentração para desfile do bloco Unidos pela Vida em Juiz de Fora

A programação do Carnaval 2026 nesta terça (3) começa com o Bloco Unidos pela Vida em Juiz de Fora. Com concentração a partir de 9h30, no Parque Halfeld, o desfile terá início às 10h, com caminhada pelo Calçadão até à Rua Batista de Oliveira. Logo depois, foliões caminham até em frente ao Cine Theatro Central.

Promovido desde 2009 pelo Hemocentro Regional de Juiz de Fora – Fundação Hemominas, o Bloco Unidos Pela Vida tem como objetivo incentivar a doação de sangue nos dias que antecedem o carnaval, associando o gesto de solidariedade à alegria da folia, especialmente em um período no qual historicamente há redução no comparecimento de doadores.

“O bloco é um convite que associa a alegria do carnaval, com a alegria do paciente que recebe o sangue”, afirma Rosani Martins, do setor de captação do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, em participação no quadro Itatiaia Entrevista.

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende 27 cidades e 58 hospitais, além do atendimento no ambulatório do Hemocentro Regional para pacientes que não precisam de internação.

Confira a íntegra da entrevista de Rosani Martins, do setor de captação do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, para a jornalista Désia Souza.

Quem pode doar sangue?

De maneira geral, pode doar sangue quem tem entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 kg, estar em boas condições de saúde, não tenha tido hepatite após os 11 anos, não estar com sintomas de gripe, resfriado, processos alérgicos ou questões intestinais.

Para doar sangue, o cidadão deve agendar pelo App MG Cidadão ou pelo site da Hemominas. Em Juiz de Fora, o agendamento pode ser feito pelo telefone (32) 3257-3100.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...