Sisu 2026: começa matrícula de aprovados na Zona da Mata e Vertentes

UFJF, UFSJ, UFV e IF Sudeste orientam estudantes sobre prazos e exigências

Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ficar atentos aos prazos para matrícula nas instituições de ensino.

O prazo começou nesta segunda (2) e vai até quinta (5). Os novos ingressantes deverão se atentar aos prazos de cada instituição, conforme as modalidades de entrada.

Na Zona da Mata e no Campo das Vertentes, as universidades federais de Juiz de Fora, Viçosa e São João del-Rei e o Instituto Federal do Sudeste de Minas (IF Sudeste MG) oferecem , em conjunto, 8.703 vagas por este meio de seleção.

UFJF

Na UFJF as matrículas seguem até quarta-feira (4). A Universidade tem duas fases, a demonstração de interesse que deve ser feita online ainda nesta semana, e o envio de documentos que será realizado entre os dias 6 e 9 de fevereiro.

A demonstração de interesse deve ser feita na Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). Já a documentação deve ser enviada pelo Siga.

A entrega dos documentos também será exclusivamente de forma on-line e exige atenção, pois a lista de exigências varia conforme o grupo de inscrição no Sisu: ampla concorrência ou cotas. Todos os documentos devem ser digitalizados, legíveis e anexados ao sistema, sem rasuras ou cortes.

A lista de documentos exigidos pode ser acessada no site da UFJF.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá 2.008 vagas em 76 cursos de graduação presenciais, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

UFV

Os candidatos terão até quinta (5), às 23h59, para se matricularem no campus escolhido na página disponibilizada pela universidade.

Os ingressantes devem anexar os documentos que estão relacionados no site de processos seletivos da Universidade, conforme a modalidade selecionada no Sisu. A instituição reforça que perderá o direito de ingresso na UFV o candidato que não apresentar todos os documentos listados.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) oferece 3.360 vagas em 69 cursos de graduação presenciais nos três campi: 2.390 em Viçosa, 415 em Florestal e 555 em Rio Paranaíba

UFSJ

O candidato terá que fazer, obrigatoriamente, o cadastramento eletrônico e enviar a documentação básica e a referente a reserva de vagas, caso esteja participando das cotas, de acordo com a modalidade de cada candidato, no site processos seletivos.

Quem perder os prazos, estará eliminado do processo, perdendo o direito à vaga. Para isso o candidato deverá estar atento ao cronograma da UFSJ, publicado na referida página.

Na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) são 2.835 vagas em 51 cursos de graduação presenciais em seis campi nos municípios de São João del-Rei, Ouro Branco/Congonhas, Divinópolis e Sete Lagoas

IF Sudeste MG

O aprovado deve acessar o site do instituto, onde vai acessar com a conta gov.br. Em seguida, selecionar o campus onde está o curso para qual passou e seguir os procedimentos listados, conforme o passo a passo.

As regras específicas e as orientações para matrícula estão detalhadas no Edital nº 2/2026. O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais oferece mais de 500 vagas, a maioria para o primeiro semestre, em nove campi: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei.

Leia também

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...