Frajola, tricolor, laranja, tigrado. Eles são alguns dos gatos que estarão no
A data, celebrada no terceiro sábado de agosto, é o Dia Internacional do Animal Abandonado, e serve como um lembrete para a importância de ajudar os animais que não têm um lar.
“A feira de adoção é importante porque proporciona uma segunda chance ao animal que foi abandonado. Além disso, ela tem o objetivo de reduzir o número de animais em situação de rua. Essa iniciativa proporciona benefícios emocionais e físicos para quem adota. Não só o animal, mas o adotante também se beneficia com essa ação, pois ela promove a empatia e o senso de responsabilidade e cuidado com o próximo.”, avaliou Caio Vargas, Analista de Departamento do setor de Infraestrutura do Grupo Bahamas.
À Itatiaia, o secretário do Bem-Estar Animal, Márcio Guerra, convidou as pessoas a darem uma chance aos felinos. “Será todo focado em gatos, vamos ter oito do Canil Municipal para adoção. Esperamos que os interessados compareçam para dar um lar para eles.”
Saiba mais
Canil Municipal de Juiz de Fora atinge mais de 100 animais adotados em 2025 Conforto térmico e hidratação: médica veterinária dá dicas para ajudar gatos a lidarem com a alta temperatura
Oito gatos estarão aguardando por tutores neste sábado (16)
Como adotar
É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O interessado passará por entrevista com a equipe técnica da Secretaria do Bem-Estar Animal (Sebeal), que avaliará se há condições adequadas para a adoção responsável.
Além da adoção, será feita a microchipagem dos animais da cidade de forma gratuita. Esse procedimento é feito de forma segura e eficaz para identificá-los, facilitando a recuperação em caso de perda e contribuindo para o combate ao abandono animal. O canil reforça a importância de levar uma caixa de transporte ou coleira para levar em segurança o gato para casa.
Quem não puder participar, pode visitar o Canil Municipal na Rua Bartolomeu dos Santos, 680, no Bairro São Damião. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30 e das 13h às 15h30. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (32) 98416-3648.
Avaliação para adoção
- Se tem tempo e dedicação necessários para cuidados diários;
- Se a residência tem espaço físico adequado ao porte e às necessidades do animal;
- Pensar que é um comprometimento a longo prazo, já que cães e gatos vivem muitos anos;
- Ponderar como a entrada do novo animal vai ser absorvida pela rotina familiar, analisando a presença de crianças ou outros animais;
- Se tem disponibilidade para educação e socialização do pet.
Leia também
‘Me Adota Aí“: a chance de cães e gatos encontrarem um lar em Juiz de Fora Começa vacinação antirrábica animal na zona rural de Juiz de Fora Bombeiros de Juiz de Fora abrem votação para batizar ‘novo recruta’ Filhotes de cisne negro são os novos moradores do Museu Mariano Procópio