Você conhece o Canil Municipal de Juiz de Fora? Construído para garantir a segurança e o bem-estar de animais e humanos, abriga cães, gatos e até animais de grande porte resgatados de situações de abandono, maus-tratos ou atropelamento, oferecendo tratamento, cuidados e a chance de um novo lar.
Em 2025, o abrigo no bairro São Damião, na Zona Norte, já alcançou a marca de 103 adoções, sendo 60 cães e 43 gatos. Além disso, apenas no mês de março, foram resgatados 43 animais, somando-se a 144 em fevereiro e 93 em janeiro, totalizando 280 resgates no ano.
Caso presencie uma situação que coloque a vida de um animal em risco, o serviço de resgate funciona 24 horas e pode ser acionado pelo WhatsApp (32) 98416-3648. Para agilizar o atendimento, recomenda-se o envio de uma foto do animal e a localização do ocorrido.
Em entrevista à Itatiaia, o secretário de Bem-Estar Animal, Márcio Guerra, destacou as metas do projeto: “Em Juiz de Fora, com 600 mil habitantes, alcançar mil ações para os animais resgatados é viável. Para garantir uma adoção responsável, realizamos entrevistas e orientamos sobre custos com ração, veterinário e vacinas.”
O centro de acolhimento conta com cinco veterinários e cerca de 40 trabalhadores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), responsáveis pela limpeza e alimentação dos animais.
Ouça a entrevista