Ouvindo...

Veterinária orienta sobre critérios para adotar um animal de estimação

Neste sábado (9), será realizada mais uma campanha ‘Me adota aí!“ do Canil Municipal no Parque Halfeld

Gatos e cães que estarão na campanha Me Adota Aí neste sábado (8) em Juiz de Fora

Muitas vezes, ao ver as fotos ou imagens dos cães e gatos que estão disponíveis para adoção, bate aquela vontade de ter um animal de estimação. No entanto, não é à toa que as instituições e ONGs que atuam na área utilizam o adjetivo “responsável” para reforçar a importância e seriedade desta decisão.

Antes de escolher o nome, planejar roupinhas, se perguntar sobre qual alimentação do pet, a veterinária do Canil Municipal, Roberta Krepp, enumerou para a Itatiaia o que a pessoa candidata a se tornar tutora deve avaliar:

  • Se tem tempo e dedicação necessários para cuidados diários;
  • Se a residência tem espaço físico adequado ao porte e às necessidades do animal;
  • Pensar que é um comprometimento a longo prazo, já que cães e gatos vivem muitos anos;
  • Ponderar como a entrada do novo animal vai ser absorvida pela rotina familiar, analisando a presença de crianças ou outros animais;
  • Se tem disponibilidade para educação e socialização do pet.

Se todas estas perguntas tiverem respostas positivas, chega a etapa seguinte: a análise feita pelos profissionais do Canil Municipal:

“Os veterinários do Canil Municipal acompanham o processo de adoção e avaliam critérios como o estado de saúde do animal, o comportamento, vacinação, vermifugação e controle reprodutivo. A equipe também verifica se o adotante está apto a oferecer um ambiente seguro e adequado ao bem-estar do animal” , explicou a veterinária do Canil Municipal, Roberta Krepp.

Bichinhos à procura de um lar

Quem já está pronto para dar este passo, tem uma opção neste sábado (9): mais um evento da campanha “Me Adota Aí!”, realizada pela Secretaria do Bem-Estar Animal no Parque Halfeld, das 9h às 13h. No local, estão disponíveis a vacinação antirrábica e o serviço de microchipagem de animais, ambos gratuitos oferecidos ao público em geral.

É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O interessado passará por entrevista com a equipe técnica da Sebeal, que avaliará se há condições adequadas para a adoção responsável. É fundamental levar coleira ou caixa de transporte para o deslocamento seguro do novo companheiro.

Até o momento, em 2025, 332 animais já foram adotados: 197 diretamente no canil e 135 em eventos externos.

Quem não puder participar do evento, pode visitar o Canil Municipal na Rua Bartolomeu dos Santos, 680, no Bairro São Damião.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30 e das 13h às 15h30. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (32) 98416-3648.

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.