A jornalista e escritora de Juiz de Fora Daniela Arbex é finalista do Prêmio Jabuti 2025 na categoria Biografia e Reportagem, com o livro Longe do Ninho. Em 2016, Daniela venceu o Jabuti com Cova 312.
Também pelo prêmio, ficou em segundo lugar em 2014 com o best-seller Holocausto Brasileiro, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013). A obra ganhou as telas da TV em 2016, em um documentário produzido com exclusividade para a HBO, exibido em mais de 40 países.
Outro livro que foi adaptado para as telas é Todo Dia a Mesma Noite, que narra a história do incêndio da Boate Kiss. Daniela também é autora de Arrastados, sobre a tragédia de Brumadinho, e de Os Dois Mundos de Isabel, biografia da médium Isabel Salomão, uma das precursoras da doutrina espírita no Brasil.
A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2025 será realizada no dia 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além da estatueta, os vencedores de cada categoria receberão R$ 5 mil, e o autor do Livro do Ano será premiado com R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres, em celebração ao Ano da Cultura Brasil–Reino Unido.
Daniela Arbex conversou com a Itatiaia sobre mais este reconhecimento. Ouça.
Jabuti 2025: Indicados na categoria Biografia e Reportagem
- “A bem-amada: Aimée de Heeren, a última dama do Brasil”, Delmo Moreira | Editora Todavia
- “Longe do ninho”, Daniela Arbex | Editora Intrínseca
- “Memórias”, Rubens Ricupero | Editora Unesp
- “O indomável: João Carlos Martins entre som e silêncio”, Jamil Chade | Editora Record
- “O púlpito: fé, poder e o Brasil dos evangélicos”, Anna Virginia Balloussier | Editora Todavia
A lista completa com todas as categorias e mais informações sobre o Prêmio Jabuti 2025 está disponível no
Sobre o Prêmio Jabuti
Instituído em 1958, o Prêmio Jabuti tornou-se a mais importante premiação literária do país e um marco para o mercado editorial brasileiro. Reconhecido como parte do patrimônio cultural nacional, o prêmio destaca toda a cadeia produtiva do livro, valoriza a diversidade da literatura brasileira e reflete as mudanças e tendências da sociedade ao longo dos anos.
O processo de curadoria envolveu mais de 60 jurados de diferentes formações, garantindo pluralidade de olhares e critérios de excelência. As obras vencedoras também terão maior visibilidade em eventos nacionais e internacionais, com envio de exemplares físicos à sede da CBL para ações de promoção e exposição.