Ouvindo...

Palavra Aberta: especialistas avaliam as mais de três décadas do SUS

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas

A demora no atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) será a principal preocupação do Ministério da Saúde nesta nova gestão. Alexandre Padilha, que assumiu a pasta nesta semana, afirmou que reduzir o tempo de espera será uma “obsessão” de seu trabalho à frente do órgão.

Esse gargalo histórico da saúde pública mobiliza também o setor privado, universidades, estados e municípios, que serão incluídos no debate para encontrar soluções efetivas, segundo o novo ministro.

O SUS completa 35 anos em 2024. Criado pela Constituição de 1988 e implantado em 1990, o sistema realiza cerca de 3 bilhões de atendimentos por ano, sendo a única alternativa de acesso à saúde para 70% da população brasileira.

Afinal, quais são os desafios enfrentados pelo SUS ao longo dessas mais de três décadas? Como reduzir a fila de espera por atendimentos especializados? Quais estratégias podem melhorar a eficiência do sistema?

Para discutir essas questões, o Palavra Aberta recebe o diretor jurídico do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, o pediatra Marconi Moura, e o advogado especializado em Direito de Saúde, Mário Aguirre.

O podcast

O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais