O mês de janeiro é o período em que ocorre a campanha Janeiro Verde, de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o Plano Global para a eliminação do câncer cervical como também é conhecido, com metas a serem alcançadas até 2030, entre elas estão:
- 90% de meninas vacinadas contra o HPV até os 15 anos
- 70% das mulheres rastreadas pelo teste de HPV aos 35 e 45 anos
- 90% das mulheres com lesões pré-cancerígenas ou câncer tratadas adequadamente
O câncer do colo do útero segue como o quarto tipo mais comum entre mulheres no mundo, com cerca de 660 mil novos casos registrados em 2022, o dado global mais recente consolidado. Os números mostram a gravidade do problema, mas também reforçam uma mensagem fundamental: o câncer do colo do útero é, em grande parte, evitável.
Em Belo Horizonte a vacina é oferecida gratuitamente a meninos e meninas de 9 a 14 anos - 2 doses. E agora essas doses foram ampliadas para pessoas até 19 anos nos 153 centros de saúde da capital ou no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
Para tratar deste assunto fundamental no podcast Observatório Feminino, a médica ginecologista Raphaela Conrado foi convidada para o programa. O podcast vai ao ar neste domingo (25) às 8h30