Folia na capital mineira é um ótimo pretexto para dividir o tempo entre os blocos de rua e o que de melhor a cidade tem para oferecer em termos de boemia. Pensando nisso, Bernardo e Renata do Oncêvai, prepararam uma lista com 15 bares considerados “fora da rota”, contemplando as 9 regionais de Beagá. Confira!
Regional Nordeste
Spetim Churrasco e Cia
- R. Ilacir Pereira Lima, 518 - Silveira
- Sáb a Ter (das 11h às 23h)
Esse gostoso bar é famoso pelos preparos na brasa e por um delicioso torresmo de rolo servido com farofa de abobrinha. Para o Carnaval, um prato especial que vai cair nas graças dos foliões. O Meio a Meio vem com macarrão à bolonhesa, mexido, dois ovos e linguiça da roça. Perfeito para o pós-bloco!
Mercearia Zé Correia
- R. São Leopoldo, 100 - Santa Cruz
- Sáb (9h às 22h), Dom (9h às 15h), Seg (9h às 20h) e Ter (9h às 15h)
Com décadas de bons serviços prestados à comunidade local, a Mercearia Zé Correia é um típico comércio de bairro. O negócio, tocado por membros da família de três gerações diferentes, também é uma ótima pedida para uma cerveja gelada e tira-gosto. Peça o lombinho defumado com queijo prato derretido e uma tábua com os frios vendidos na casa - queijo, salaminho e azeitona.
Regional Noroeste
Quintal do Degas
- R. 15 de Abril, 75 - Vila Senhor dos Passos (Lagoinha)
- Sáb a Ter (13h às 22h)
No Quintal do Degas o improviso é a receita do sucesso. Tem ducha, piscina de plástico, pagode de última hora e um dono pra lá de fanfarrão. Mas se engana quem pensa que o boa praça Leonardo não sabe das coisas: um dos melhores torresmos da cidade é preparado pessoalmente por ele.
Regional Leste
Antônio e Marcão Bar
- R. Carmo da Mata, 644 - Vera Cruz
- Sáb (12h às 22h), Dom (12h às 20h) e Ter (13h às 22h)
Socorro e Marcão comandam esse simpático botequim no bairro Vera Cruz. Por lá, dois pratos são sucesso absoluto: o torresmo de barriga servido com uma ótima conserva de azeitonas diversas e o jiló empanado com queijo parmesão.
Mercearia Pérola do Atlântico
- R. Iara, 300 - Pompéia
- Sáb e Seg (7h às 19h) e Dom e Ter (7h às 14h)
Essa mercearia parece ter parado no tempo. Não por acaso, pode ser considerado um dos lugares mais bonitos da capital mineira. Ao entrar, a sensação de que se está numa venda do interior é imediata. Para comer, boas opções como um ótimo frango frito, linguiça da roça, chouriço, almôndegas fritas recheadas e uma refrescante saladinha de palmito, tomate e azeitona.
Regional Oeste
Bar do Peixe Palmeiras
- R. José Basílio, 200 - Parque São José
- Sáb (10h às 0h), Dom (10h às 18h) e Qua (10h às 18h)
Como o próprio nome entrega, a especialidade aqui são os pescados. Destaque para o lambari frito e o filé de tucunaré, além de uma ótima moqueca também. Não deixe de pedir o bolinho de peixe.
Regional Norte
Bar do Gordim
- R. Maria Amélia Maia, 560 - São Bernardo
- Sáb a Ter (12h às 0h)
O Gordim é um trabalhador incansável e vem tentando fazer decolar o seu bar no bairro São Bernardo. No que depender da boa comida, o sucesso está cada vez mais perto. Não deixe de pedir a asinha de frango com queijo na brasa, o jiló empanado e recheado e o peixe frito.
Bar da Iva
- Av. Dr. Cristiano Guimarães, 1.060 - Planalto
- Sáb (11h às 0h), Dom (11h às 16h), Seg e Ter (11h às 0h)
A autointitulada rainha da picanha de Belo Horizonte não faz feio na hora de defender o seu posto na realeza da brasa belo-horizontina. Por lá, a picanha é o verdadeiro carro-chefe e merece a sua atenção. Não deixe de pedir também o coraçãozinho e a contra coxa desossada.
Zé Bolacha
- R. das Melancias, 35 - Vila Cloris
- Sáb (18h às 23h), Seg a Qua (18h às 23h)
O bar é famoso por servir caldos o ano inteiro, independentemente da temperatura. Loucura? Que nada! A casa vive cheia de fãs, ávidos por delícias como caldo de feijão ou mandioca, canjiquinha e muito mais. Além disso, é possível também pedir diversos espetos e um joelho de porco frito espetacular.
Regional Pampulha
Ponto da Asinha
- R. Imperial, 540 - Serrano
- Sáb a Seg (18h às 0h30)
O próprio nome já entrega a especialidade da casa, né? Deliciosas e suculentas asinhas de frango na brasa. Nossa sugestão é pedir-las acompanhadas de arroz, salada de tomate e fritas. O contra-filé e o pão de alho caseiro também são ótimas alternativas.
Regional Barreiro
Já Tô Inno
- R. Benjamin Dias, 379 - Barreiro
- Sáb (12h às 23h) e Seg a Qua (17h30 às 23h30)
Um bar que não brinca em serviço quando o assunto é participar do Comida di Buteco. Com pratos criativos, fartos e bem saborosos, o Já Tô Inno é uma boa opção na região do Barreiro. Não deixe de pedir o 20V, também conhecido como “Bolo de Bacon”. Um assado de batata recheado com acem, envolto com bacon fatiado acompanhado por creme de queijo com alho poró e batata palha caseira.
Regional Venda Nova
Bar do João
- R. Geralda Marinho, 117 - São João Batista
- Sáb e Dom (12h às 0h), Seg (17h às 0h), Ter (12h às 23h) e Qua (17h às 0h)
Cerveja gelada, bom preço e comida muito gostosa. O Bar do João, em Venda Nova, vai te surpreender. Uma das ótimas pedidas da casa é o delicioso bolinho de torresmo com queijo.
Regional Centro-Sul
Bar do Valle
- R. Grão Mogol, 426 - Carmo
- Todos os dias (6h às 0h)
Um dos bares mais legais de Belo Horizonte, com ótimos itens de estufa. Destaque para o bolinho de carne, a coxinha de frango e o feijão tropeiro, que fica ainda mais gostoso com o caldinho da maçã de peito.
Bar do Cabral
- R. Herval, 390 - Serra
- Todos os dias (11h às 16h)
Outro bar que merece a sua atenção na região centro-sul é o Bar do Cabral. Absolutamente tudo que sai da pequena cozinha, comandada pelo gentil Zezé, é memorável. Bolinho de carne com ovo frito, couve-flor empanada, almôndegas ao molho, pé de porco e pastel de bacalhau são algumas das boas opções que vão te conquistar.
Bar do Maradona
- R. Ten. Garro, 270 - Santa Efigênia
- Todos os dias (11h às 23h)
O boa praça Fagner mandou avisar: vai ter funcionamento especial no carnaval, com direito a comidas especiais para os foliões curtirem o pós-bloco. Tropeirão, espaguete à bolonhesa e polenta com carne moída, além das já famosas asinhas de frango e tilápia empanadas.