Ouvindo...

Moisés: conheça o cozinheiro que seguiu os passos do pai e ficou em 2º lugar no Tempero de Minas

Criatividade, técnica e determinação são algumas da qualidade que definem a jornada de Moisés com a gastronomia

Uma mistura de sabores que surpreendeu os jurados

A prova era: finger food. Mas, claro, com o toque sempre mineiro que conduzia o Tempero de Minas, o reality gastronômico da Itatiaia em parceria com o Senac - algo aos moldes do já conhecido Masterchef, porém com uma pitada de tradição e regionalidade aplicada à gastronomia hoteleira. Diante do desafio, o participante Moisés usou toda a sua criatividade e experiência na cozinha para mesclar ingredientes mineiros e montar uma entradinha perfeita para ser servida nas recepções dos hotéis: um biscoito à base de fubá, óleo e sal e finalizado com pasta de caramelo, queijo parmesão e raspas de laranja e limão.

Uma mistura de sabores que surpreendeu os jurados. A criatividade para imaginar que essa combinação funcionaria como um exemplo perfeito de finger food mineiro o fez o vencedor da prova. Na receita original, ao invés do caramelo, era usado o doce de leite. Aí não tem erro mesmo; é tudo o que o mineiro gosta: queijo, milho e “dôdi leite”.

Mas, no dia da prova no reality, como o doce de leite não estava entre os ingredientes disponíveis para os participantes, Moisés precisou improvisar. A solução encontrada foi a calda de caramelo feita de açúcar, creme de leite e manteiga - que, aliás, não deixou nada a desejar também. Já no dia em que fomos conhecer a Cozinha do Senac — o lugar onde Moisés trabalha atualmente — para gravar a reportagem, ele reproduziu o prato em sua versão original, usando o doce de leite - para a nossa sorte.

No Tempero de Minas, Moisés terminou em segundo lugar. Ele perdeu na prova final, que era de sobremesa. Como ele próprio admitiu, sobremesa nunca foi seu ponto forte. Durante sua especialização em culinária, ele não se aprofundou muito nessa área; preferiu focar em pratos salgados.

A gastronomia veio do berço

Como Moisés conta, ele nasceu em uma família gastronômica. Seu pai, Matusalém Gonzaga, é um cozinheiro e chef já conhecido em BH; ele é dono de um restaurante de comida nordestina na capital, o Mr. Crab Food, que já teve várias unidades por aqui.

Moisés conta que começou lavando prato no restaurante do pai. Com o tempo, foi crescendo e se destacando. Fez faculdade de gastronomia, se especializou na área e se formou. Ao longo dessa trajetória, passou por renomados restaurantes de Belo Horizonte. Após finalizar a graduação, foi contratado pelo Senac, onde, hoje, atua como Instrutor de Formação Profissional, focando mais na parte burocrática e administrativa da gastronomia — habilidades que ele considera essenciais para realizar seu grande sonho de, no futuro, abrir seu próprio restaurante.

Mesmo com uma rotina intensa, na qual quase não tem tempo de lazer, Moisés encontra motivação e força de vontade para seguir todos os dias. E isso só comprova que ele está no caminho certo; se sente realizado mesmo tendo uma agenda cansativa e cheia, porque faz o que ama e sabe que está caminhando para realizar seus sonhos: abrir seu próprio restaurante e se tornar uma referência na gastronomia mineira e nacional.

Leia também

Receita do finger food

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 200 ml de óleo;
  • 110 ml de fubá;
  • 100g queijo parmesão ralado;
  • 200g de doce de leite;
  • 50g raspas de limão, laranja e mexerica.

Modo de preparo

Misture tudo em uma vasilha e coloque aos pouco em uma frigideira pré-aquecida. Doure dos dois lados.

Após os discos estarem prontos, passe uma camada de doce de leite, coloque o queijo parmesão e por cima as zestes e servir.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clara Senra é jornalista gastronômica desde 2011 e já aqueceu as panelas para mostrar o que há de melhor na cozinha mineira aqui na Itatiaia. Nossos encontros são às quartas-feiras e sextas-feiras, com histórias de famílias que fazem história na cozinha e também com receitas fáceis, com a cara de Minas Gerais.