Ouvindo...

Nem vinagre nem água da torneira: a melhor maneira de lavar morangos e remover pesticidas

Veja como lavar os morangos corretamente e dicas para armazenamento

Produção da fruta pede temperaturas em torno dos 12 graus

O morango está em alta, principalmente, com o doce morango do amor, que viralizou nas redes sociais. Morangos frescos são ótimos, mas a ideia de resíduos de pesticidas em sua superfície pode ser frustrante.

Lavar morangos da maneira certa pode parecer um quebra-cabeça — a água da torneira comum nem sempre é suficiente, e o vinagre, embora popular, às vezes deixa um sabor indesejável. Por isso, o portal Caring Minds United reuniu dicas de como realizar essa tarefa da melhor forma.

A técnica remove aqueles vestígios persistentes de pesticidas sem alterar o sabor da fruta ou a textura delicada.

Leia também

Lavando os morangos

Entre vários métodos, o uso de bicarbonato de sódio se destaca como uma das melhores maneiras de deixar os morangos realmente limpos. Ao contrário da simples água, o bicarbonato de sódio ajuda a quebrar e remover resíduos de pesticidas sem deixar um sabor estranho, o que pode acontecer quando você usa vinagre. Ele também é suave com a fruta, preservando seu sabor e textura naturais.

Passo a passo:

  • Dissolver cerca de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma tigela cheia com água fria;
  • Em seguida, submerja seus morangos na solução;
  • Deixe-os de molho por cerca de cinco minutos;
  • Gire as frutas suavemente para ajudar a soltar a sujeira e quaisquer produtos químicos aderidos à superfície;
  • Após o molho, enxágue os morangos completamente em água corrente fria;
  • Seque-os com uma toalha de papel.

Este método é simples e eficaz para morangos cultivados convencionalmente. Mesmo que você prefira morangos orgânicos, deixá-los de molho em água com bicarbonato de sódio pode remover sujeira e bactérias adquiridas durante o manuseio.

Morangos

Como manter os morangos frescos

Uma vez que seus morangos estejam limpos, o armazenamento se torna fundamental para apreciá-los no seu melhor. É importante manter as frutas secas e refrigeradas.

Se você não planeja comê-los imediatamente, guarde os morangos sem lavar em seu recipiente original ou transfira-os para um recipiente forrado com toalhas de papel para absorver o excesso de umidade. Deixar umidade em suas frutas acelera a deterioração, então é melhor lavar apenas a quantidade que você consumirá em breve.

Morangos armazenados adequadamente podem durar de 5 a 7 dias. Sempre verifique diariamente se há morangos machucados ou mofados e descarte-os imediatamente. Isso evita que o apodrecimento se espalhe e mantém o resto das frutas frescas.

Leia mais:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia