Ouvindo...

Como conservar a pimenta biquinho?

Pimenta faz sucesso nas terras mineiras

Saiba como conservar a pimenta biquinho por mais tempo

A pimenta sempre foi muito cultivada pelos povos indígenas brasileiros. O continente americano é o local de origem das pimentas do gênero Capsicum, do qual a pimenta biquinho faz parte.

Vamos falar sobre essa pimenta que faz sucesso aqui nas Minas Gerais e é indispensável para acompanhar um bom tropeiro? Ela começou a ser comercializada no início dos anos 2000, no Triângulo Mineiro, mas hoje já pode ser encontrada em todo território nacional.

Leia também

É facilmente reconhecida pelo seu formato único, que lhe dá o nome. Tem um sabor suave e não queima na boca.

Pé de pimenta biquinho com frutos verdes e maduros

Quando colhidos com cuidado e mantidos em local fresco, os frutos podem ser mantidos fora da geladeira, por 2 a 3 dias. Se precisar mantê-los por mais tempo, embale os frutos em um saco, vasilha de plástico ou vidro, e mantenha-os na parte baixa da geladeira.

De preferência, não lave os frutos antes de refrigerá-los. Nessa condição, podem ser mantidos por até 2 semanas.

A pimenta biquinho também pode ser congelada. Para isso, lave e seque os frutos, remova os cabinhos antes de colocá-los em recipientes apropriados para congelamento. Eles podem ser mantidos congelados, por cerca de seis meses.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.