A cozinha deixou de ser, apenas, um mero cômodo da casa e passou a ser lugar de construção de afeto, criação de memórias, ambiente de acolhimento e de demonstração de carinho. E, nesse ambiente de sentimentos e lembranças afetivas, nós iremos contar a história de mãe e filha que fizeram do talento na confeitaria, uma empresa referência em doces, criatividade e qualidade de seus produtos.
Toda essa delícia teve início quando a mãe, Luiza, começou a vender doces e salgados na porta da escola dos filhos. Débora, filha mais velha de Luiza, conta que na época que a mãe começou a vender, ela tinha nove anos. Ela e seus irmãos eram os funcionários da mãe.
A venda dos produtos era muito importante para a renda da família e, por isso, Débora passou a ajudar a mãe, indo de porta em porta. Débora conta que teve muitos momentos desafiadores, pois elas precisavam vender os preparos da mãe em feiras, porta de colégios, festas juninas e faculdades. Por diversas vezes, passaram constrangimentos e humilhações.
‘Em período de chuva, era um balaio cheio dos produtos numa mão e a sombrinha pequena escorrendo água na outra. Pegávamos o ônibus com o corpo todo molhado da chuva’, ressaltou Débora.
Mesmo com todas as dificuldades, as vendas possibilitaram que Luíza, com o apoio dos filhos, comprasse a casa da família, pagasse a faculdade da Débora e, mais do que o dinheiro pode comprar, criasse valores e compreensão sobre a importância do trabalho e da persistência.
Durante a faculdade, Débora leu o livro ‘O Segredo de Luísa’, sobre empreendedorismo, o que aflorou o sonho de criar um empreendimento para a mãe, que há mais de 25 anos era vendedora autônoma.
Com todo empenho da mãe e, com a grande aceitação e procura dos clientes pelos preparos feitos pela Luíza, Débora teve a ideia de tornar aquele negócio simples, porém consolidado, em uma produção maior, a fim de conquistar mais pessoas. Mas a ideia não saiu do papel.
Após algum tempo, Débora juntou-se aos irmãos para encarar os desafios do empreendedorismo. Essa parceria foi muito importante, pois Débora dividia o seu tempo entre o trabalho de mais de 10 anos, o cuidado com o pai e a confeiteira.
Os irmãos colocaram em prática aquele sonho da Débora de criar um negócio fixo para a mãe, e chamaram de O Segredo de Luíza.
Porém, Luiza, já acostumada com a venda externa, não sabia escolher entre abrir um restaurante ou uma doceria e preferiu continuar com sua rotina de trabalho.
Agora com um ponto físico no bairro Cabral, em Contagem, os velhos e novos clientes poderão apreciar cookies, biscoitos amanteigados, tortas, bolos de aniversários, salgados, doces de tamanho generosos, bebidas sem álcool e bem coloridas, cafezinho coado na hora, sanduíches, churros e outras delícias.
Com tantos desafios, a sociedade não durou muito. Débora decidiu dar sequência ao sonho e continuou buscando, em Deus, a inspiração para criar novas receitas. Após muitos altos e baixos, O Segredo de Luiza foi reinaugurado e, com o passar do tempo, Débora foi investindo mais na estrutura do local, na apresentação dos seus produtos e no aprimoramento dos seus colaboradores.
No final das contas, Débora entendeu que ela é ‘o segredo de Luíza’ e que empreender na área de confeitaria, mesmo sem nunca ter feito curso, é a sua forma de espalhar bons valores, como Deus e família.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.