Porco, aves, romãs: a origem das tradições de Ano Novo para atrair a sorte e afastar o azar

‘Momento Fartura’, quadro da programação da Itatiaia, apresenta essas tradições e superstições populares

Romã é uma das frutas mais usadas em simpatias para atrair prosperidade

Por que a ceia de Ano Novo tem carne de porco mas não tem carne de aves? E de onde surgiu a tradição de comer romãs na virada? No ‘Momento Fartura’ deste mês de dezembro, quadro veiculado na programação da Rádio Itatiaia, falamos de algumas dessas tradições. Reunimos, aqui, a explicação para essas e outras tradições:

Romãs, outras frutas e dinheiro no bolso!

Quer começar 2024 com dinheiro no bolso? Aposte nas frutas! Elas simbolizam fertilidade e prosperidade, além de florescimento e abundância.

A simpatia da romã é uma das mais famosas do Ano Novo e está associada ao Dia dos Reis (comemorado em 6 de janeiro). Segundo a tradição, recomenda-se retirar três sementes e guardá-las na carteira para garantir fortuna no próximo ano.

Já a uva é um dos maiores símbolos do ano novo. Acredita-se que esse alimento traz paz e prosperidade. Entre os rituais mais comuns, está o de comer 12 uvas, uma para cada mês do ano que se inicia, e guardar os caroços na carteira.

Uma ideia é congelar as sementes de romã e servi-las dentro das taças de espumante. Fica um charme!

Nada de consumir aves na ceia

Aves na mesa do réveillon? Nem pensar!

Frango ou peru não podem nem dar as caras, já que ciscam para trás, o que indica atraso de vida.

Que tal investir no peixe?

Por ser um animal que se movimenta apenas para a frente, ele representa o progresso que se deseja alcançar no ano que está iniciando. Além disso, é um dos principais símbolos relacionados a Jesus Cristo.

Para os cristãos, esse foi o alimento que Ele multiplicou, e por isso, traz sorte e fertilidade. Come-se peixe, portanto, para pedir proteção sagrada durante os novos meses que se aproximam.

E já que por aqui é o Réveillon acontece em pleno verão, é um ingrediente leve e suave, perfeito para a ceia.

Na hora de escolher um peixe, é importante dar atenção aos seus olhos. Lembre-se o olho precisa estar translúcido, nada de olhos opacos. Outra boa dica é a carne deve estar firme, e não mole.

Quer sugestões de receitas? Temos várias!

O porco é uma excelente opção!

Comer carne de porco no Ano Novo envolve dois significados. Por ser um animal que “fuça” para a frente, as pessoas costumam comer sua carne na intenção de evoluir, deixar para trás, para o ano que vem se encerrando, as coisas ruins que aconteceram.

Outro fator associado ao animal é a fartura, pois ele cresce bastante num período curto. Entendeu por que os cofres têm formato de porquinho?

A sugestão é preparar o lombo ao molho de ervas do chef Rafael Miralha.

Lombo recheado

Louro para atrair sorte e fortuna

“Colher os louros da vitória”. Essa é uma expressão que faz referência aos prêmios que eram dados aos atletas nas primeiras edições das Olimpíadas na Grécia Antiga. No lugar das medalhas, o vencedor era agraciado com uma coroa de louros.

Talvez venha daí a ideia de que guardar uma folha de louro na carteira logo no primeiro dia do ano atraia fortuna e vitórias. Dizem que é preciso escrever seu nome e fazer um pedido quando estiver realizando o ritual.

Muito usado na gastronomia, o louro é uma erva aromática que ajuda a combater radicais livres, além de ser antibactericida.

Dica: no Mercado Central, em Belo Horizonte, é possível comprar o ramo de louros, que além de ser usado na cozinha, ainda serve para perfumar o ambiente.

Aproveite as dicas e entre no Ano Novo com muita sorte e fortuna.

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.

Ouvindo...