Ouvindo...

Receita de salada de bacalhau da chef Marina Lopes

Aprenda uma receita simples e gostosa para variar na ceia de ano novo

Salada de bacalhau com grão de bico servida no coco

O Brasil é o segundo maior importador de bacalhau da Noruega do mundo. Só perdemos para Portugal. São cerca de 15 mil toneladas por ano que saem do frio nórdico para desembarcar no nosso país tropical!

Ou seja, se o bacalhau já é queridinho em qualquer época do ano, imagine agora nas ceias de Natal e Réveillon. É festa!

Vou contar algumas curiosidades sobre essa joia norueguesa: A salga leva pelo menos duas semanas. Depois de ficar imerso em salmoura, o peixe é levado e só depois segue para a secagem. Se usa um quilo de sal para cada quilo de peixe.

O bacalhau tem cabeça!!!! Ela é exportada para países africanos, em especial, para a Nigéria, onde é utilizada como ingrediente de uma sopa muito tradicional.

Outra curiosidade é a língua. Sim, além de cabeça, o bacalhau tem língua! Na Noruega, tradicionalmente, quem retira essa iguaria muito apreciada pela população local são as crianças. O trabalho dura geralmente de janeiro a abril, período da pesca. E mais, todo o processo – da pesca à exportação – leva até um ano! Ou seja, é um trabalhão e talvez por isso chegue tão caro ao nosso mercado.

E se você está cansado de repetir sempre a mesma receita, pedimos a chef Marina Lopes, no Milos Restaurante, de Juiz de Fora, para preparar um bacalhau com a cara do ano novo. E se é verão, bora fazer uma salada fresca, aromática e rica em sabores? E para ficar ainda mais sofisticada, a Marina dá uma dica maravilhosa: para servir, use metades cocos frescos como recipiente. E a água do coco, aproveite para fazer um bom drink.

Salada de bacalhau

pela chef Marina Lopes, do Milos Restaurante, de Juiz de Fora

Ingredientes
  • 300gr de grão de bico cru
  • 500gr de posta de bacalhau
  • Azeite
  • 1 colher de vinagre de romã ou de maçã
  • Sementes de romã a gosto
  • Ervas frescas a gosto - gosto de usar juntas: salsinha, hortelã, manjericão e coentro
  • 50gr de damasco picados
  • 50gr de nozes picadas
  • Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO
PARA O GRÃO-DE-BICO
  • Deixe os grãos de molho com 1 colher de vinagre (qualquer vinagre serve), na geladeira de um dia para o outro.Leve os grãos para cozinhar e assim que a água ferver descarte a primeira água da cocção. Quando você descarta a primeira água você está eliminando os antinutrientes que atrapalhariam a digestão. Após descartar a primeira água, morda um grão para analisar o quanto ele está duro. Queremos ele bem firme.
  • Não precisa cozinhar os grãos na pressão, assim você pode conferir a textura do grão a cada 5 minutos até chegar a textura certa.
PARA O BACALHAU
  • Em uma assadeira pequena e alta, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, uma posta de bacalhau (dessalgado) inteira, com bastante azeite de oliva - pode acrescentar uns ramos de tomilho fresco no azeite - até pelo menos a metade da altura do bacalhau, por 20 minutos. Abra o forno com cuidado 2 vezes durante esse tempo e, com uma colher, regue a parte de cima do bacalhau com o azeite. Retire e deixe esfriar. Despedace o bacalhau em lascas e reserve o azeite.
  • Em uma travessa, misture o grão de bico, o bacalhau, coloque o azeite do bacalhau na quantidade desejada e o vinagre, misture tudo, ajuste sal e pimenta do reino a gosto. Por último, junte as ervas frescas picadas, sementes de romã, damasco picado e as nozes.

Se quiser deixar a apresentação ainda melhor, use metades cocos frescos como recipiente para servir. Use a água do coco para fazer um drink refrescante.

Carolina Daher é jornalista, curadora do Fartura - Comidas do Brasil. Colunista da Revista Encontro, é responsável pela Encontro Gastrô, maior premiação gastronômica de Belo Horizonte. Escreve sobre cultura alimentar para CNN. Com passagens pelas revistas Veja, Playboy e Estilo vive nas Gerais e caminha pelo mundo em busca de histórias e sabores. Formada em gastronomia, é pesquisadora e cozinheira de comida boa.