Valdir Barbosa | Isenção de Imposto de Renda para produtor rural pode virar realidade

Iniciativa vem da bancada do agro e não do governo federal, devendo isentar do IRF quem faturar até R$ 508 mil por ano

Pode virar realidade a isenção de Imposto de Renda para o produtor rural

Amigas e amigos do Agro!

A isenção do Imposto de Renda para os produtores rurais que atingirem um faturamento máximo de R$ 508.320, por ano, já tem o parecer favorável da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

O projeto tem a autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que alega ser necessária uma maior segurança para quem produz alimentos. O agro representa quase 30% do PIB brasileiro.

A medida visa incentivar a produção de alimentos, estimular investimentos e fortalecer a agropecuária brasileira. Enfim, uma iniciativa política que ajuda corrigir distorções contra quem produz riquezas para o país e coloca alimentos na mesa do brasileiro.

O comércio da soja entre China e Estados Unidos vem causando inicialmente pequenos prejuízos para a exportação brasileira.

Logo após o encontro entre Donald Trump e Xi Jinping, a China acertou o embarque de 12 milhões de toneladas e ficou acertado que nos 3 anos seguintes estaria garantida a compra de 25 milhões de toneladas anuais.

Agora, vem o cancelamento de uma carga de soja do Brasil para a China. Os chineses também suspenderam as compras de cinco unidades brasileiras, sendo duas da Cargill e uma da Louis Dreyfus, todas em São Paulo e uma da 3tentos, no Rio Grande do Sul.

Essa decisão se dá no momento em que a China acaba de comprar um grande volume de soja americana, que pode chegar a 900 mil toneladas, após um telefonema de Trump para Xi Jinping.

Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...