Amigas e amigos do Agro!
A isenção do Imposto de Renda para os produtores rurais que atingirem um faturamento máximo de R$ 508.320, por ano, já tem o parecer favorável da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
O projeto tem a autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que alega ser necessária uma maior segurança para quem produz alimentos. O agro representa quase 30% do PIB brasileiro.
A medida visa incentivar a produção de alimentos, estimular investimentos e fortalecer a agropecuária brasileira. Enfim, uma iniciativa política que ajuda corrigir distorções contra quem produz riquezas para o país e coloca alimentos na mesa do brasileiro.
O comércio da soja entre China e Estados Unidos vem causando inicialmente pequenos prejuízos para a exportação brasileira.
Logo após o encontro entre Donald Trump e Xi Jinping, a China acertou o embarque de 12 milhões de toneladas e ficou acertado que nos 3 anos seguintes estaria garantida a compra de 25 milhões de toneladas anuais.
Agora, vem o cancelamento de uma carga de soja do Brasil para a China. Os chineses também suspenderam as compras de cinco unidades brasileiras, sendo duas da Cargill e uma da Louis Dreyfus, todas em São Paulo e uma da 3tentos, no Rio Grande do Sul.
Essa decisão se dá no momento em que a China acaba de comprar um grande volume de soja americana, que pode chegar a 900 mil toneladas, após um telefonema de Trump para Xi Jinping.
Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.