Bacalhau é o ingrediente mais procurado para as ceias de final de ano, certo?
Mas o verdadeiro bacalhau é o gadus morhua, o mais premium do mercado. Existem outras espécies de peixes, como o saithe, zarbo e ling, que são secos e salgados e que, aqui no Brasil, também são chamados de bacalhau, quando na verdade, são “tipo” bacalhau.
Para saber se você está levando um gadus mohua autêntico da Noruega para casa, uma das dicas é reparar no rabo, que é mais reto, enquanto os outros aparentam a forma de um V.
Dessalga
Vai ter bacalhau na ceia e não sabe como dessalgá-lo? Pedimos a Flavia Baltazar, do tradicional restaurante português Taberna Baltazar, em Belo Horizonte, para nos ensinar como ter um bacalhau perfeito para usar em qualquer receita.
Vamos lá: “as dicas começam na lavagem do bacalhau em água corrente. Lava-se bem e retire todo o excesso de sal. Coloque a peça com água gelada em um recipiente com tampa e leve à geladeira. A água gelada é um bom truque para manter a carne firme. Vale também usar gelo. Para cada quilo de bacalhau, coloque o dobro de água, ou seja, 2 litros. As trocas são feitas de 4 em 4 horas. Mas pode dormir! Deixe passar a noite quietinho na geladeira, sem problemas. No dia seguinte começa novamente a troca. O tempo de dessalga vai depender do tamanho da posta. Dois dedos de altura, 24 horas. De três a quatro dedos de altura: 44 horas. A dica boa é: se ficou na dúvida, experimenta! Abre a carne e tira uma pequena lasquinha interna. Aí é só avaliar se precisa de mais tempo ou se já está bom para o preparo”.
Receitas
Aqui no portal da Itatiaia já temos duas receitas com chancela do Fartura que têm o bacalhau como estrela! É só clicar no link para acessar:
Receita de salada de bacalhau da chef Marina Lopes Receita de Bacalhau ‘Nunca Chega’ da chef Sofia Marinho (é a receita que ilustra essa matéria)
Escolha a sua e bom apetite!