Thaciano
Pelo lado dos donos da casa, ninguém inspira mais confiança na torcida do que o meia Thaciano. O atleta vive um começo de temporada avassalador. É o artilheiro da equipe, com cinco gols, e um dos principais “garçons”, com três assistências.
Não à toa recebeu elogios do técnico Rogério Ceni recentemente. O comandante tricolor afirmou que o meia
Thaciano comemora “gol 10 mil” do Bahia em jogo contra o Caxias-RS
“Eu estava vendo o Bayern jogando, e o Müller estava jogando. Ele está sempre bem posicionado no jogo. Thaciano é assim. Neste começo de ano, talvez seja a nossa principal peça”, afirmou Ceni, em entrevista coletiva após uma vitória do Bahia sobre o Ceará, pelo Nordestão.
No primeiro Ba-Vi do ano, válido pelo Campeonato Baiano, Thaciano anotou um dos dois gols tricolores na derrota por 3 a 2 para o Leão. O meia também ficou na história do clube por
Everton Ribeiro
Ainda no setor de meio de campo, o Bahia tem um dos principais jogadores do Brasil na última década. Everton Ribeiro, ídolo de
Quando teve a bola, o camisa 10 já deu algumas demonstrações do que é capaz de fazer no Esquadrão de Aço. Em 12 partidas, o veterano de 34 anos marcou três gols e deu uma assistência.
Everton Ribeiro marcou de cabeça pelo Bahia no primeiro Ba-Vi do ano
Ele também deixou o dele no primeiro clássico Ba-Vi da temporada, de cabeça. A característica, inclusive, tem se mostrado com boa frequência em 2024 - Everton também balançou as redes dessa forma contra o Barcelona-BA, no dia 31 de janeiro, pelo Baianão.
“Até brinco que é meu ponto forte. Apesar do tamanho, sempre que a bola chega, tento me posicionar bem e fazer uns golzinhos de cabeça. Fico muito feliz”, disse, à época, em entrevista à Itatiaia.
Estupiñan
Ele chegou sob desconfiança da torcida, mas ganhou muita moral com o show que apresentou no último sábado (16). Contra o Jequié-BA, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Baiano, o centroavante Oscar Estupiñan marcou três dos quatro gols da vitória tricolor por 4 a 1.
Ao lado de Yago Felipe (à esquerda), Estupiñan celebra ‘hat-trick’ pelo Campeonato Baiano
Em entrevista na zona mista da Fonte Nova, após a partida, o jogador
“Para mim, é uma das melhores atuações. O mais importante é sempre marcar (...) Me sinto muito orgulhoso de poder vestir essa camisa. Se sente muito na rua o torcedor sempre apoiando, cobrando. É uma sensação incrível poder jogar na Fonte Nova”, destacou.
Apesar da atuação, não é certo que Estupiñan começará jogando o clássico. O técnico Rogério Ceni tem realizado um rodízio no elenco do Bahia, e os principais jogadores foram poupados na semifinal do Baianão. Everaldo disputa a posição de centroavante com o colombiano.
Osvaldo
Do lado do Vitória, não há lista que possa sem começar sem o nome de Osvaldo. Destaque da
Osvaldo beija escudo do Vitória após marcar gol contra o Barcelona-BA, pelo Campeonato Baiano
Voz ativa no vestiário do Leão, o camisa 11 tem bom histórico em Ba-Vis. Em três clássicos disputou desde que chegou a Salvador, o atacante anotou dois gols - um deles no dia 18 de fevereiro. Os elogios do técnico Léo Condé, portanto, são justificados.
"É um jogador experiente, mas que a idade não atrapalha em nada na performance física dele. Tecnicamente, a gente já sabe de todo potencial e qualidade. É um jogador muito profissional, um dos primeiros a chegar, um cara muito regrado, alimentação regrada, por isso está conseguindo prolongar a carreira dele, conseguindo jogar em alto nível”, afirmou o comandante, ainda no início de 2024, em entrevista coletiva.
O clássico Ba-Vi será o 15º jogo de Osvaldo na temporada. No último domingo (17), o atacante foi decisivo ao marcar o primeiro dos quatro gols do Leão na
Lucas Arcanjo
Ele está de volta. Após quase dois meses afastado, o goleiro Lucas Arcanjo está à disposição do técnico Léo Condé. Inclusive, já atuou no último domingo, contra a Onça Pintada. Além de ter sofrido uma lesão muscular em janeiro, jogador passou pelo luto de perder o pai recentemente.
Bahia x Vitória: veja datas e horários das finais do Campeonato Baiano Bahia e Vitória fazem final do Baiano pela 30ª vez; veja retrospecto
“Foi um momento em que todos aqui abraçaram o Lucas. Não poderia ser diferente, pelo nosso perfil do trabalho e do grupo, sem vaidade, num ambiente bastante familiar aqui. A gente respeitou, deixou o tempo dele, não forçamos nada. No segundo tempo ele fez duas defesas espetaculares. É um goleiro de grande potencial e o Vitória está bem servido de goleiros”, avaliou o comandante, após a partida.
Lucas Arcanjo voltou a jogar pelo Vitória no último domingo (17), contra o Barcelona-BA, pelo Campeonato Baiano
O “paredão do Leão”, como é carinhosamente apelidado pela torcida, sofreu apenas 26 gols em 38 jogos na Série B do Brasileiro do ano passado, e é um dos pilares da defesa rubro-negra. Em 2024, ele tem apenas seis partidas disputadas e quatro gols sofridos.
Lucas Arcanjo é formado no Vitória e está no clube desde 2016. O jovem de 25 anos é uma das esperanças do Leão não só para o Ba-Vi, como para toda a temporada. Ele não esteve presente no primeiro clássico por causa da lesão que apresentou - Muriel foi o titular.
Alerrandro
Ex-Atlético, o atacante Alerrandro demorou a engrenar, mas ganhou a confiança da torcida do Vitória. Em 12 partidas disputadas com a camisa do Leão, o camisa 9 tem cinco gols e duas assistências.
Alerrandro comemora gol pelo Vitória contra o Barcelona-BA
Um desses gols foi justamente no primeiro clássico contra o Bahia. E decisivo. Quando a partida estava empatada em 2 a 2,
“Gol em clássico é sempre especial. É mais uma vez agradecer à presença da torcida. Não é de hoje, todo mundo sabe a força que temos aqui dentro. Foi fundamental para gente virar o jogo”, disse, em entrevista na zona mista após aquela partida.
Vale lembrar que três dos cinco tentos de Alerrandro na temporada foram anotados nos últimos quatro jogos. A fase, portanto, é boa.