Ouvindo...

Bahia vence Caxias-RS nos pênaltis e avança na Copa do Brasil

Após empate no tempo regulamentar, Esquadrão levou a melhor na marca da cal e está na 3ª fase do torneio

Thaciano comemora “gol 10 mil” do Bahia em jogo contra o Caxias-RS

Nos pênaltis, o Bahia garantiu vaga na 3ª fase da Copa do Brasil nesta terça-feira (12). Após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, o Esquadrão venceu o Caxias-RS por 6 a 5 na marca da cal e avançou na competição.

O jogo marcou o gol de número 10 mil da história do Bahia, anotado por Thaciano. O clube acumula uma sequência invicta de sete jogos (seis vitórias e um empate).

O adversário na próxima fase será definido por sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Premiação milionária

Com a classificação, o Bahia garante a premiação de R$ 2,205 milhões da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desde que começou a competição, o clube acumula R$ 5,46 milhões.

Próximos jogos

Os dois times voltam suas atenções agora para os campeonatos estaduais. Pelo Baianão, o Bahia tem o jogo da volta da semifinal contra o Jequié-BA, no próximo sábado (16), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova. O Esquadrão venceu o primeiro confronto por 1 a 0 e tem a vantagem do empate para avançar à decisão.

Pelo Campeonato Gaúcho, o Caxias enfrenta a primeira semifinal contra o Grêmio. Também no sábado (16), às 16h30, as equipes se enfrentam no estádio Centenário.

Relato do jogo

Gol contra

Logo aos quatro minutos de jogo, o Bahia sofreu com a infelicidade de Caio Alexandre. Após cobrança de escanteio do Caxias, o volante acertou a bola contra o próprio gol e abriu o placar para o time gaúcho.

Empate providencial

A vantagem dos gaúchos não durou muito. Aos 18, Cuesta encontrou Cauly na entrada da área, e o camisa 8 fez tudo como manda o manual: cortou para a perna direita e finalizou no contrapé do goleiro para empatar a partida.

O Bahia seguiu o primeiro tempo trocando bons passes no campo de ataque e controlou bem o jogo. Aos 38, Everaldo teve boa chance de chutar de fora da área, mas a bola desviou no adversário e morreu nas mãos de Fabian Volpi.

‘Gol 10 mil’ do Bahia

Aos 40 minutos, Thaciano recebeu o cruzamento de Everaldo e mandou para o fundo das redes. O detalhe é que a jogada começou com um lindo passe de calcanhar Everton Ribeiro para o camisa 9. Foi o gol de número 10 mil da história do clube. Com a virada, o Esquadrão foi para o intervalo vencendo o jogo.

Thaciano teve a chance de marcar também o “gol 10 mil e um”, aos 11 minutos da etapa final. Após belo passe de Cauly, o camisa 16 saiu na cara do gol e chutou em cima de Volpi.

Robinho salva o Caxias

Quando tudo parecia se encaminhar para um final tranquilo para o Bahia, Robinho frustrou os planos tricolores. Aos 43 minutos do segundo tempo, Dudu Mandai cruzou com perfeição para o atacante cabecear no contrapé de Marcos Felipe e empatar de novo o confronto.

Pênaltis

Marcelo, Robinho e Denílson desperdiçaram os pênaltis pelo lado do Caxias, enquanto Dudu Mandai, Vitor Feijão, Álvaro, Peninha e Pedro Cuiabá balançaram as redes.

Arias e Yago Felipe perderam pelo lado do Bahia. Everaldo, Luciano Juba, Cauly, Biel, Everton Ribeiro e Victor Cuesta marcaram os gols tricolores.

ABC x Brusque

A partida entre ABC e Brusque, disputada no estádio Frasqueirão, em Natal (RN), também foi para os pênaltis. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o time de Santa Catarina levou a melhor na marca da cal, por 5 a 4.

Os gols da partida foram marcados por Wallyson, do Alvinegro Potiguar, e Alex Ruan, do Quadricolor. Nos pênaltis, Erick Varão desperdiçou a última cobrança pelo lado do ABC.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.