Além de conquistar a classificação para a 3ª fase na
“Eu não sabia [que podia marcar o gol 10 mil]. Ali no intervalo que o Bruno (assessor do clube) me falou dessa honra de chegar aos 10 mil gols do Bahia, entrar para a história desse clube gigante, histórico. Fico muito feliz e mais feliz ainda pela classificação do jeito que foi”, disse Thaciano.
Bahia vence Caxias-RS nos pênaltis e avança na Copa do Brasil Análise: os favoritos ao título do Campeonato Brasileiro
Fundado em 1931, o Bahia disputou sua primeira partida no dia 1º de março daquele ano, contra o Ypiranga-BA. Bayama e Guarany marcaram os gols da vitória por 2 a 0.
O milésimo gol foi marcado em 1942. De acordo com estatística divulgada pelo clube, não há registro de quem o fez. No entanto, a partir do “gol 2 mil”, a lista conta com jogadores como Foca, Agnaldo, Baiaco, Valdo, Celso Mendes, Cilinho, Marcão, Fernandão e, agora, Thaciano.
Os gols históricos do Bahia
- Gol mil - Sem registro (1942), contra o Botafogo
- Gol 2 mil - Foca (1954), contra o Treze-PB
- Gol 3 mil - Agnaldo (1961), contra o Fortaleza
- Gol 4 mil - Baiaco (1970), contra o CSA
- Gol 5 mil - Valdo (1978), contra o Flamengo
- Gol 6 mil - Celso Mendes (1986), contra a Seleção de Ubaitaba-BA
- Gol 7 mil - Cilinho (1995), contra o Paysandu
- Gol 8 mil - Marcão (2001), contra o São Raimundo-AM
- Gol 9 mil - Fernandão (2013), contra o Náutici
- Gol 10 mil - Thaciano (2024), contra o Caxias-RS
Estas informações contêm dados de um levantamento realizado pelo GE.
Maiores vítimas
De acordo com o perfil ECBahia Números, do X (antigo Twitter), a maior vítima do Bahia na história é o rival Vitória, que sofreu 671 gols. Veja a lista completa:
Copa do Brasil
Com a classificação para a 3ª fase, o Bahia arrematou o valor de R$ 2,205 milhões. Até o momento, o clube acumula R$ 5,46 milhões em premiações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O próximo adversário será definido por sorteio na sede da entidade.
Campeonato Baiano
O próximo jogo do Bahia é pela volta da semifinal do Campeonato Baiano, contra o Jequié-BA, no sábado (16), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O Esquadrão venceu o primeiro confronto por 1 a 0 e tem a vantagem do empate para avançar à decisão.