Ouvindo...

Times

Ceni rasga elogios a Thaciano e compara meia do Bahia com jogador do Bayern

Técnico afirmou que versatilidade do camisa 16 tricolor lembra atacante do clube alemão

Há quem diga que o melhor centroavante do Bahia é, neste momento, Thaciano. Meia de origem, o camisa 16 do Esquadrão tem demonstrado uma característica goleadora na temporada de 2024. Ao balançar as redes nesta quarta-feira (6), ele se igualou a Gustavo Coutinho, do Sport, e Erick Pulga, do Ceará, na artilharia da Copa do Nordeste.

Não é à toa que o jogador recebeu elogios sinceros do técnico Rogério Ceni. Em entrevista coletiva após a partida contra o Ceará, válida pela 5ª rodada da competição regional, o comandante tricolor afirmou que Thaciano tem um estilo de jogo parecido com o de Thomas Müller, do Bayern de Munique, da Alemanha.

“Thaciano, para mim, não é o cara que dribla, não é o que mais salta, mas reúne todos esses aspectos. É um cara nota 7 em tudo (...) Jogadores assim são úteis. Faz todas as coisas bem e te ajuda defensivamente. Eu estava vendo o Bayern jogando, e o Muller estava jogando. Ele está sempre bem posicionado no jogo. Thaciano é assim. Neste começo de ano, talvez seja a nossa principal peça”, afirmou.

Na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), o Esquadrão de Aço venceu o Vozão por 2 a 1 e encaminhou a classificação para a fase de mata-mata do Nordestão. Além de ter sido responsável pelo segundo gol, Thaciano deu a assistência que gerou o tento de Everaldo.

Agora, na temporada de 2024, o meia tem seis gols marcados e três assistências - é o jogador que mais participou de gols do Bahia no ano, e o artilheiro do clube, ao lado de Ademir.

A versatilidade do atleta no ataque possibilita a Rogério Ceni, por vezes, escalar o Esquadrão sem um centroavante fixo. Em algumas oportunidades, Everaldo e Estupiñan, os dois “camisas 9" do elenco, não foram utilizados pelo comandante tricolor na formação inicial.

A temporada mais goleadora da carreira de Thaciano foi a de 2010, quando ele atuava pelo Boa Esporte. Naquele ano, o meia marcou 10 gols em 27 jogos - média de 0,37 por partida. Em 2024, são cinco gols em 11 jogos - média de 0,45.

O Bahia lidera o Grupo B da Copa do Nordeste, com 12 pontos conquistados em cinco jogos, e está com a classificação para as quartas de final encaminhada. A distância para o Treze-PB, quinto colocado, é de sete pontos. Restam apenas três rodadas para o fim da fase de grupos.

Próximo jogo

O Bahia volta a campo no próximo sábado (9), para enfrentar o Jequié-BA, pela semifinal do Campeonato. As equipes entram em campo às 16h (de Brasília), no estádio Waldomirão, em Jequié (BA).

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais