O Ministério do Esporte divulgou, na última segunda-feira (14), os resultados de uma Consulta Pública inédita sobre as modalidades de eSports mais populares no Brasil. Realizada pela Plataforma +Brasil entre 17 de fevereiro e 5 de março de 2025, a pesquisa envolveu especialistas, operadores e entusiastas dos jogos eletrônicos.
A pesquisa tem como objetivo atualizar a lista oficial do governo, estabelecida na Portaria MESP nº 125, publicada no fim de 2024.
Sem dados consolidados até então por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) ou do Comitê Olímpico do Brasil (COB), a iniciativa da Secretaria Nacional de Apostas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte busca preencher essa lacuna com informações diretamente extraídas do mercado nacional, cada vez mais aquecido e relevante globalmente.
Segundo os dados coletados, o Counter-Strike 2 foi apontado como a modalidade mais popular do país, com 90,7% de menções. Em seguida aparecem League of Legends (87%) e VALORANT (69,2%).
Os eSports Mais populares do Brasil
- Counter-Strike 2 - 90,7%
- League of Legends - 87%
- VALORANT - 69,2%
- Free Fire - 55,3%
- EA Sports FC - 52,3%
- Dota 2 - 43,07%
- Fortnite - 43,07%
- eFootball - 38,4%
Além de identificar as preferências do público, a consulta também questionou quais dessas modalidades os participantes acreditam que deveriam ser incluídas no programa olímpico.
O LoL liderou a lista de sugestões ao COI, com 93,8% das indicações, seguido do CS2 (90,7%), VALORANT (78,4%), EA Sports FC (75,3%), Dota 2 e Fortnite (ambos com 70,7%), além de Free Fire e eFootball (64,6%).
Final do CBLOL 2024, no Mineirinho, agitou capital mineira no dia 7 de setembro
Para Giovanni Rocco, secretário nacional de Apostas Esportivas e Desenvolvimento Econômico do Esporte, os dados reforçam o crescimento acelerado do setor no país.
“O mercado de eSports no Brasil está evoluindo rapidamente, impulsionado por investimentos crescentes e por uma base de fãs em expansão, o que tem aumentado a popularidade dos jogos competitivos em todo o país”, afirmou.
Rocco destacou ainda que os resultados servirão de base para o fortalecimento da modalidade em nível nacional e internacional, além de apoiar a preparação brasileira para os Primeiros Jogos Olímpicos de eSports, marcados para 2027, na Arábia Saudita. Segundo ele, a iniciativa também visa garantir a integridade esportiva no contexto das apostas regulamentadas.