Ouvindo...

Brasil encerra tour pela Ásia contra o Japão e busca manter invencibilidade histórica

Seleção enfrenta os japoneses nesta terça (14), às 7h30 (de Brasília), no Estádio Ajinomoto, em Tóquio; Ancelotti deve mudar o time e dar chance a novos nomes

Japão e Brasil se enfrentam nesta terça-feira (14), em Tóquio

A Seleção Brasileira entra em campo nesta terça-feira (14), às 7h30 (de Brasília), para enfrentar o Japão no Estádio Ajinomoto, em Tóquio, no último amistoso da Data Fifa de outubro. O confronto encerra a série de jogos da equipe na Ásia e marca mais uma etapa na preparação comandada por Carlo Ancelotti rumo à Copa do Mundo de 2026.

Após golear a Coreia do Sul por 5 a 0 na sexta-feira (10), em Seul, o técnico italiano deve aproveitar o duelo contra os japoneses para observar jogadores que ainda não tiveram minutos na primeira partida. Hugo Souza será o titular no gol, substituindo Bento, enquanto Lucas Paquetá pode voltar ao time.

A formação inicial deve ter: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vini Jr. e Gabriel Martinelli.

Novos nomes na Seleção

Em entrevista coletiva na véspera da partida, Ancelotti destacou a importância de testar novos nomes antes de definir a base da equipe para o próximo ciclo.

“No jogo de amanhã, vamos dar mais oportunidades a outros jogadores. A observação do grupo define a melhor estratégia até a Data Fifa de novembro. Pouco a pouco, a equipe estará mais definida para a Copa do Mundo”, explicou o treinador.

Japão tenta quebrar tabu histórico

Do outro lado, o Japão entra em campo com a missão de vencer o Brasil pela primeira vez na história. Em 13 confrontos, a Seleção nunca foi derrotada pelos japoneses — são 11 vitórias e dois empates, com 35 gols marcados e apenas cinco sofridos. O último duelo entre as equipes aconteceu em 2022, também em Tóquio, e terminou com vitória brasileira por 1 a 0, gol de Neymar.

Os Samurai, comandados por Hajime Moriyasu, chegam desfalcados de nomes importantes como Endo (Liverpool), Maeda (Celtic) e Itakura (Feyenoord). Os nipônicos devem ser escalados com Suzuki; Seko, Watanabe e J. Suzuki; Ito, Sano, Tanaka, Nakamura, Doan e Minamino; Ogawa.

“Sabemos que o Brasil é uma das melhores seleções do mundo, mas nossos jogadores também estão atuando na Europa. Queremos competir de igual para igual e entender o que ainda precisamos evoluir”, afirmou Moriyasu.

O Japão vem de um empate por 2 a 2 com o Paraguai em Osaka, com gol salvador de Ayase Ueda nos acréscimos, e defende uma sequência de 20 partidas sem perder em casa.

Retrospecto entre Brasil e Japão

  • 23/07/1989 - Rio de Janeiro - Brasil 1 x 0 Japão (amistoso)
  • 06/06/1995 - Liverpool (ING) - Brasil 3 x 0 Japão (amistoso)
  • 09/08/1995 - Tóquio (JAP) - Japão 1 x 5 Brasil (amistoso)
  • 13/08/1997 - Osaka (JAP) - Japão 0 x 3 Brasil (amistoso)
  • 31/03/1999 - Tóquio (JAP) - Japão 0 x 2 Brasil (amistoso)
  • 04/06/2001 - Kashima (JAP) - Japão 0 x 0 Brasil (Copa das Confederações)
  • 22/06/2005 - Colônia (ALE) - Japão 2 x 2 Brasil (Copa das Confederações)
  • 22/06/2006 - Dortmund (ALE) - Japão 1 x 4 Brasil (Copa do Mundo)
  • 16/10/2012 - Breslávia (POL) - Japão 0 x 4 Brasil (amistoso)
  • 15/06/2013 - Brasília - Brasil 3 x 0 Japão (Copa das Confederações)
  • 14/10/2014 - Singapura - Brasil 4 x 0 Japão (amistoso)
  • 10/11/2017 - Lille (FRA) - Japão 1 x 3 Brasil (amistoso)
  • 06/06/2022 - Tóquio (JAP) - Japão 0 x 1 Brasil (amistoso)

Preparação em ritmo de Copa

Após a partida em Tóquio, o Brasil voltará a se reunir apenas na Data Fifa de novembro, quando enfrentará dois novos adversários antes do início das Eliminatórias no próximo ano.

Japão x Brasil

Japão

Suzuki; Seko, Watanabe e J. Suzuki; Ito, Sano, Tanaka, Nakamura, Doan e Minamino; Ogawa. Técnico: Hajime Moriyasu

Brasil

Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vini Jr. e Gabriel Martinelli. Técnico: Carlo Ancelotti

Motivo: amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026
Data e horário: terça-feira (14), às 7h30 (de Brasília)
Local: Estádio Ajinomoto, em Tóquio, no Japão
Árbitro: Kim Jong Hyeok (COR)
Auxiliares: Park Kyunyong (COR), JangJongpil (COR) e Ko Hyungjin (COR)
VAR: Não informado
Transmissão: Globo, sportv e ge tv

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports